As portas USB 3.0 devem chegar aos tablets e smartphones até o início de 2013, segundo informa a organização de padronização USB.

A tecnologia permitirá  uma transferência de dados mais rápida entre dispositivos móveis e computadores, com taxas de transferência de até 100MBs por segundo ou cerca de 800 MBps.

Hoje, os aparelhos usam a tecnologia USB 2.0, que tem uma taxa de transferência de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.

Nos dispositivos móveis, provavelmente, a tecnologia usada será a de portas Micro USB 3.0, devido ao tamanho reduzido dos aparelhos, afirmou Rahman Ismail, diretor de tecnologia do USB Implementers Forum, durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2012, em Las Vegas.

“O que hoje leva 15 minutos para ser feito passará a levar 1 minuto e 10 segundos”, declarou Ismail.

Entretanto, a velocidade da transferência de dados em dispositivos móveis é bem menor do que nos computadores, que pode chegar a 5Gbps.

De acordo com a publicação do IDG Now, smartphones e tablets também passarão a recarregar mais rapidamente com a nova tecnologia, já que a energia irá fluir de forma mais veloz que no padrãoUSB 2.0.

Apesar da novidade, há alguns impasses à adoção da tecnologia, tais como tamanho das portas e gastos com energia.

Conforme garante a organização, as portas USB 3.0 serão compatíveis com computadores e outros aparelhos equipados com a tecnologia anterior.