A Orcozol, empresa de assessoria e consultoria de cobranças, vai ampliar seu parque de thin clients de 450 para 1 mil terminais.

Para o projeto, a companhia adquiriu terminais S10 da Wyse Technology, equipados com tecnologia de virtualização Citrix XenApp Enterprise Edition e Microsoft Windows Remote Desktop Srvcs CAL 2008.

Atendendo a clientes como Itaú, Bradesco, Banco Real e Citibank, entre outros, a Orcozol precisava de um sistema seguro, que suportasse o alto volume de dados.

E segundo Ali Ahmad Hassan, analista de sistema da Orcozol, a opção por thins, ao invés de computadores convencionais embarcados com tecnologias de virtualização de ponta, traz vantagens como maior segurança contra vírus ou ataques de hackers, uma vez que os aplicativos e dados são processados e armazenados nos servidores e não nos terminais.

Além disso, há uma redução de até 40% no consumo de energia elétrica, em relação aos terminais tradicionais, já que os thins não possuem peças móveis e também não precisam de sistema de ventilação.

Já em termos de espaço físico, a economia chega a 80%.

“Com a combinação do processamento dos dados centralizado nos servidores, permitido pela solução XenApp, da Citrix, o gerenciamento de toda a rede torna-se mais simples”, destaca ele. “A princípio, os thin clients seriam implementados apenas na unidade que concentra o setor de atendimento. Porém, como parte da estratégia de crescimento para 2010, decidimos expandir a virtualização para as demais áreas”, complementa.

Para o analista, outro ponto positivo da aposta nos thins é o aumento da produtividade da equipe de TI da Orcozol, já que diminuiu a necessidade de manutenção das máquinas, que agora é feita à distância, a partir de um único servidor.

“Anteriormente, com o parque de desktops convencionais, a equipe tinha de ir de máquina em máquina nos casos de atualização de antivírus, aplicativos ou sistema operacional”, conta Hassan.

Conforme o analista, os thin clients trouxeram ganhos até para o portal corporativo da Orcozol.

“A partir de um sistema de gestão de relatórios, os clientes podem acessar documentos e acompanhar, em tempo real, o desempenho de cobrança de cada processo”, comenta ele.

O projeto de adoção da plataforma thin computing foi desenvolvido pela integradora Solve System.

Segundo Cesar Vieira, gerente de Tecnologia da integradora, há ainda outros ganhos a comemorar.

“O XenApp reduz os custos do gerenciamento de aplicativos em até 50%, entrega qualquer aplicativo instantaneamente para usuários em qualquer lugar e aperfeiçoa a segurança dos aplicativos e dos dados”, finaliza.