Tamanho da fonte: -A+A

No segundo trimestre fiscal de 2011, encerrado em 30 de setembro, a Lenovo registrou lucro líquido 87,9% mais alto do que no mesmo período do ano passado, chegando a US$ 144 milhões.

Já as vendas mundiais de PCs da companhia cresceram 35,8% ano/ano, resultado que empolgou o presidente da empresa, Liu Chuanzhi, por ficar bastante acima da taxa média de expansão do setor no período, que não passou dos 5%.

"As vendas consolidadas do segundo trimestre fiscal aumentaram 35,2% em comparação aos resultados obtidos no mesmo período do ano passado, somando US$ 7,8 bilhões. É um recorde. Também registramos a participação de mercado mais alta que já atingimos, de 13,5%, com aumento da participação na China, mercados maduros e emergentes", comenta o presidente.

Mudanças
A Lenovo aproveitou a divulgaçaõ do balanço financeiro para anunciar também que seu CEO, Yang Yuanqing, assumirá o papel de chairman.

Assim, o fundador da Lenovo, Liu Chuanzhi, que retornou à empresa como chairman em fevereiro de 2009, torna-se presidente honorário, mas vai concentrar esforços na Legend Holdings, que define como "empresa irmã" da Lenovo.

A meta, segundo divulgado pela companhia, será construir ativos operacionais e guiar a Legend para que atinja corpo para realizar um IPO entre 2014 e 2016.