Nvidia entra no mercado de processadores

07/01/2011 12:07

A Nvidia acaba de anunciar planos de construir processadores de alta performance baseados na arquitetura ARM, projetados para suportar computadores pessoais, estações de trabalho, servidores e supercomputadores.

Conhecido internamente como “Projeto Denver”, o produto consiste em uma CPU Nvidia rodando instruções ARM, que será integrada no mesmo chip a uma GPU Nvidia.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nvidia acaba de anunciar planos de construir processadores de alta performance baseados na arquitetura ARM, projetados para suportar computadores pessoais, estações de trabalho, servidores e supercomputadores.

Conhecido internamente como “Projeto Denver”, o produto consiste em uma CPU Nvidia rodando instruções ARM, que será integrada no mesmo chip a uma GPU Nvidia.

“ARM é a arquitetura de CPU com a maior taxa de crescimento da história e nosso anúncio marca o começo da era da Internet em todos os lugares”, comemora Jen-Hsun Huang, presidente e CEO da companhia.

Pelo lado da ARM, o otimismo não é menor.

“A Nvidia é um parceiro chave. A empresa está muito a frente nos dispositivos SoC (system on a chip) de próxima geração”, aposta Warren East, CEO da ARM.

Novas GPUs
A Nvidia também lançou nesta sexta-feira, 07, as unidades de processamento gráfico da série GeForce 500M, criadas para laptops compostos pela próxima geração de processadores Intel Core (SandyBridge).

Os equipamentos contam com tecnologia Nvidia Optimus, o que, segundo a fabricante, dá à bateria dos notebooks vida útil mais longa, já que permite ligar e desligar o processador gráfico automaticamente, de acordo com a demanda de uso.

A nova série GeForce 500M é voltado a usuários de funções de entretenimento, como jogos, filmes, vídeos online e conteúdos em 3D.

“Para os usuários que buscam o máximo do desempenho gráfico em DirectX11, as GPUs GeForce GT540M, GT550M e GT555M, são as indicações”, destaca Rene Haas, gerente geral de Negócios de Notebook da Nvidia. “Já para quem procura mais desempenho entre os gráficos integrados, as novidades são as GeForce GT520M e GT525M”, complementa.

Introduzida há menos de um ano, a tecnologia Nvidia Optimus está presente em mais de 80% dos 500 milhões de notebooks produzidos por fabricantes de computadores como  Acer, Asus, Dell, Fujitsu e Lenovo.

“São mais de 200 projetos usando nossas GPUs”, comemora Haas.

As novas GPUs da Nvidia também trazem suporte 3D Vision, suporte motor físico PhysX, para games com efeitos físicos realistas; drivers de notebook Nvidia Verde e suporte para softwares Nvidia 3DTV.

Veja também

Nvidia: US$ 250 mil em projetos da computação

A Nvidia lança a 10ª edição do Annual Graduate Fellowship Program, que visa financiar projetos científicos que auxiliem na busca de respostas aos desafios na área de computação visual, investindo, aproximadamente, US$ 25 mil.

Officer é a distribuidora oficial da NVIDIA

A Officer Distribuidora foi anunciada como empresa oficial de distribuição no Brasil da NVIDIA, produtora de processadores gráficos e criadora do  primeiro kit para PC 3D do mercado.

A empresa começa a trabalhar com os processadores gráficos GeForce, incluindo a recém-lançada linha de produtos da série 400. A ideia, contudo, é que o escopo de atuação se amplie com o tempo.

Nvidia: novos processadores para projetistas

A Nvidia anuncia uma nova linha de processadores gráficos, focados especialmente no mercado de engenharia e projetos.

São dois modelos - Quadro 2000 e 600 -, ambos baseados na arquitetura Fermi, com 1 GB de memória GDDR5 e conectores DVI e DisplayPort.

Os processadores podem ser acessados por meio de uma interface de 128 bits.

Ex-Intel assume Marketing da Nvidia no Brasil

A Nvidia, especializada em soluções de computação gráfica para dispositivos que vão de tocadores de mídia portáteis a notebooks e estações de trabalho, tem um novo gerente de Marketing para o Brasil.

Christian Zaharic assume o cargo, com a função de coordenar o relacionamento com clientes, ações de comunicação, eventos e estratégias para canais.

Nvidia e Acer lançam PC do tamanho de livro

A Nvidia e a Acer lançam um PC baseado no Nvidia ION, o Acer AspireRevo.

Com a mesma largura de um livro capa dura, o desktop oferece recursos gráficos e capacidades multimídia que permitem realizar tarefas como reprodução de vídeos em alta definição, games, compartilhamento de fotos digitais, navegação na web, entre outras, com performance de cinco a dez vezes superior a PCs tradicionais.

Nvidia libera SDK para Nintendo Wii
A Nvidia Corporation anunciou esta semana sua certificação como provedor de soluções para Wii.

O resultado da parceria com a Nintendo disponibiliza o SDK (Software Development Kit) da tecnologia Nvidia PhysX para os desenvolvedores de jogos para o console.
GPUs Nvidia disponíveis em todos os Macs
Toda a nova linha Mac, da Apple, conta com GPUs GeForce, informa  a Nvidia nesta quinta-feira, 05.

Segundo a empresa, o acordo é "uma prova da necessidade de se ter as GPUs Nvidia para acelerar as mais populares aplicações de computação visual, como vídeos em alta definição, edição de imagens, transcodificação de vídeos e jogos".