Cientista do Intel Labs demonstra um alto-falante funcionando sem a necessidade de fios de energia elétrica.

Pesquisadores da Intel divulgaram nesta terça-feira, 06, um progresso na transmissão de energia sem fios: a possibilidade de transmitir uma corrente elétrica para receptores em movimento.

A Wireless Resonant Energy Link Technology já permite a transmissão estável da corrente elétrica para receptores em movimento, o que pode ser feita em praticamente qualquer direção em uma distância de até 70cm.

No ResearchIntel em Mountain View, Califórnia, os pesquisadores da Intel Labs Seattle demonstraram que já podem mover o receptor na zona mágica, isso é, 70cm ao redor do transmissor WREL. Um algoritmo especial de rastreamento assegura o nível constante de energia.

Além disso, o receptor já não precisa mais estar alinhado paralelamente com o transmissor. Os algoritmos adaptativos para a sintonização automática agora permitem que as bobinas do transmissor e do receptor fiquem a um ângulo de até 70 graus com a eficiência da transmissão permanecendo firme em 70%.


No futuro, sugere a Intel, será possível ter transmissores WREL integrados a mesas para carregar dispositivos móveis como telefones e notebooks automaticamente.

Um marca-passo cardíaco poderia extrair a energia por meio da WREL, tornando assim o uso de fios subcutâneos obsoleto. Controles remotos, fones de ouvidos bluetooth ou o teclado e o mouse também são dispositivos que se beneficiariam enormemente da energia wireless.