O governo dos Estados Unidos identificou falhas nos equipamentos de quatro empresas, entre as quais a Cisco Systems e a Juniper Networks, informa a Reuters. Segundo a avaliação, trata-se de vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers para invadir redes de computadores de empresas.

Além das duas empresas citadas, o relatório do U.S. Computer Emergency Readiness Team (US-CERT), parte do Departamento de Segurança Interna norte-americano, também alerta para falhas em equipamentos da SonicWall e SafeNet.

Todas as vulnerabilidades se aplicam a produtos dotados de tecnologia SSL-VPN, usada para a construção de sistemas seguros de comunicação, com proteção de acesso a sistemas internos de computadores via Internet.

As falhas identificadas permitiriam que hackers obtivessem amplo acesso a redes empresariais, com possibilidade de roubar dados confidenciais, instalar softwares prejudiciais ou transformar computadores em servidores de spam.

O alerta do US-CERT informa que as empresas fabricantes ainda não desenvolveram solução para o problema, para o qual funcionários do governo já teriam chamado sua atenção em 24 de setembro.