A AMD acaba de anunciar o processador AMD Fusion, modelo que combina em um único chip de silício, CPU - computação de alto desempenho com GPU - núcleos de processamento gráfico.

A nova família de produtos será baseada em APU - Unidade de Processamento Acelerado e deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2011.

Para Rick Bergman, vice-presidente sênior e diretor-geral da divisão de produtos da AMD, a nova tecnologia é uma prévia do que a família AMD Fusion trará ao mercado: processadores que combinam CPU, GPU, processamento de vídeo e outras funcionalidades de aceleramento computacional, com alta capacidade de aproveitamento energético.

A expectativa é que os produtos atendam as necessidades dos consumidores que demandam uma experiência de vídeo e navegação com rich media e games baseados em DirectX 11.

Além da nova tecnologia de processamento, a AMD anuncia o AMD Fusion Fund, um programa de apoio ao desenvolvimento de novas experiências aprimoradas digitais ao usuário, que promete ajudar a promover um ecossistema voltado para computação colaborativa entre CPU e GPU.

Informações adicionais sobre o equipamento, bem como o vídeo de apresentação da tecnologia AMD Fusion, podem ser acessados nos links relacionados abaixo.