A Tecla Serviços de Internet anuncia a adoção do IPv6, tornando-se, segundo dados próprios, o primeiro provedor de hospedagem nacional a adotar o padrão.

A meta da companhia é chegar, em breve, a 20 mil domínios configurados com o novo padrão em seus servidores.

A versão 6 do protocolo de Internet traz para a web um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente, garante a companhia, além de apresentar avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

Para os clientes da Tecla, as versões 4 e 6 do protocolo serão oferecidas simultaneamente durante algum tempo. “Dessa forma, o computador será configurado automaticamente, sem necessidade de nenhuma interferência do internauta”, explica Cristian Gallegos, diretor-geral da empresa.

Já Antonio Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br, destaca a adoção do novo padrão pela Tecla como “evidência de uma empresa consciente, cujo exemplo deveria ser seguido por outros”. Para ele, a implantação do IPv6 é “tão importante para todos os usuários da Internet quanto a própria rede”.

O executivo explica, ainda, que o atual padrão de Internet, o IPv4, deve se esgotar no Brasil entre 2012 e 2014.

Empresa do grupo Alog Data Centers do Brasil, a Tecla atende a mais de 13 mil clientes, oferecendo serviços como hospedagem de sites, e-mail marketing, registro de domínio, certificados digitais, revendas e servidores dedicados.