Tamanho da fonte: -A+A

O Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (CETA) do Senai está coordenando a implantação do projeto piloto que vai permitir conectar a Internet à rede de energia Elétrica, na Restinga, em Porto Alegre. O objetivo é realizar a transmissão de dados em alta velocidade, utilizando a tecnologia PLC (Power Line Carrier). Atualmente a rede elétrica transmite apenas energia, mas tem capacidade para transmitir informações em outras faixas de freqüência.

Tudo deverá estar pronto no decorrer deste ano e vai interligar o Centro Administrativo Regional da Restinga, pertencente à Prefeitura Municipal, onde estão instalados setores do Dmae e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conectando ainda o Posto de Saúde da Família Chácara do Banco e duas escolas municipais.

Entre as vantagens que a conexão da Internet à rede elétrica oferece está a implantação, também no bairro Restinga, de um sistema de telemedicina para atendimento remoto de pacientes, projeto que o SENAI já está realizando na rede hospitalar da Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha.

O financiamento é da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, sendo que o Senai tem como parceiros a CEEE, Procempa e a área de Engenharia Elétrica da UFRGS. Também participam empresas nacionais e internacionais fabricantes de equipamentos.