Perder uma informação de contato ou dados pessoais no smartphone é mais alarmante do que as infecções de uma ameaça web ou golpes de phishing afirma os usuários, segundo recente pesquisa da Trend Micro com mais de mil portadores de dispositivos móveis maiores de 18 anos.

Quase metade dos participantes (44%) acha que navegar pela Internet com seus celulares é tão seguro, se não for mais, quanto com o PC.

Segundo a pesquisa, somente 23% dos usuários de smartphones utilizam um software de segurança instalado nos celulares. Em cada cinco entrevistados, um acha que instalar um programa de segurança no celular não seria muito eficiente já que, segundo eles, o risco de navegar com o celular é limitado.

A maioria dos usuários conhece os tipos de ameaças web que podem infectar seus celulares e quase metade dos entrevistados já foi infectada por algum malware.

Phishing é o termo de “ameaça” mais familiar entre os usuários de smartphones – 80% deles sabem o que é, e 20% já se depararam com o golpe, que visa enganar as vítimas e obter informações, números, nomes e senhas de contas quando a vítima responde o e-mail.

Spam é outro elemento comum nos celulares. Quase metade dos entrevistados recebeu spam no celular nos últimos três meses; 17% disseram que os spams aumentaram. Metade deles abriu anexos de e-mail no celular durante o último mês, e 40% clicaram em um link no e-mail recebido no celular.

O relatório completo da pesquisa pode ser acessado pelo endereço relacionado abaixo.