Os primeiros aparelhos a rodarem o sistema operacional do Google devem chegar ao mercado no final de 2010. O anúncio foi feito pela Google, via webcast, nesta quinta-feira, 19.   

"Queremos proporcionar uma experiência fundamentalmente diferente e inspirada na forma como navegamos hoje", declarou Sundar Pichai, vice-presidente de produto Chrome no Google.

Como o sistema será aberto, foi anunciado também a disponibilidade do código fonte. O objetivo é permitir que programadores de todo mundo possam contribuir com o desenvolvimento do produto.

De acordo com a empresa, o sistema será capaz de iniciar e reiniciar em segundos. Como todos os programas do sistema operacional rodam online, cada um funcionará dentro de uma sandbox e tornará mais difícil que vírus e malware afetem o programa.

Como todos os processos acontecerão online, a empresa afirma que há também flexibilidade e proteção contra problemas de hardware, uma vez que o usuário poderá se conectar por meio de qualquer outro dispositivo com o sistema operacional Chrome sem perder os seus dados.

Abaixo, o vídeo apresentado pela Google para explicar o sistema: