Tamanho da fonte: -A+A

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) adotou recentemente a solução Elipse Scada E3, desenvolvida pela Elipse Software.

Antes da implantação, o monitoramento das estações era realizado por dois sistemas independentes. Enquanto uma parcela era controlada por um sistema Scada, a outra tinha como supervisor um software livre.

“Era uma verdadeira salada de frutas”, afirma o engenheiro eletricista do DMAE, Adriano Roque de Arruda.

Após substituir os antigos sistemas por outro, baseado unicamente no Elipse E3, a empresa conseguiu viabilizar a utilização de vários bancos de dados, disponibilizando em rede todas as informações referentes às estações monitoradas pelo supervisório E3.
 
Para isso, o DMAE contou com os serviços da porto-alegrense Bits, responsável pela criação de uma intranet. Hoje, um portal coloca à disposição toda a visão do comportamento das estações e reservatórios que compõe o sistema de abastecimento de água de Porto Alegre, em tempo real.

Assim, dados coletados pelo E3 e exibidos sob a forma de relatórios, gráficos e históricos - inclusive com possibilidade de zoom, seleção de períodos e datas - também podem, agora, ser acessados pelo portal.