Na terça-feira, 10, pelo menos dez estados tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido por volta das 22h15 (horário de Brasília): São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Bahia foram afetadas. O Paraguai também foi atingido.

Segundo informações da assessoria de imprensa da AES Sul o atingiu 70 mil moradores do Rio Grande do Sul, a maioria em São Leopoldo e Sapucaia.

O apagão foi causado pelo desligamento completo da usina hidrelétrica de Itaipu.

"Não se sabe exatamente a causa, mas imagina-se que questões atmosféricas, tempestade de grande intensidade, possam ter contribuído ou determinado o desligamento das linhas (de trasmissão) de Itaipu", afirmou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília.

Itaipu fornece cerca de 20% da energia ao Brasil e mais de 90% ao Paraguai, onde foi registrado um corte no fornecimento de energia que durou cerca de 15 minutos.

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6h desta quarta-feira, segundo informação publicada pela empresa por meio do Twitter (@usina_itaipu) e do site oficial da usina.

Nos Trending Topics
O evento, sob a hashtag Itaipu, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, na noite da quarta-feira permanecendo no Trendig Topics por cerca de duas horas.

No Brasil, segundo a ferramenta Blablabra, todos os dez tópicos mais comentados estavam relacionados ao apagão.

Telefonia e internet
Sites de notícias do sudeste do país, especialmente do Rio de Janeiro, estiveram indisponíveis para os internautas.

A telefonia também foi afetada, segundo informações da Zero Hora causando dificuldade para fazer chamadas de seus celulares ou enviar mensagens de texto. Em alguns locais, os celulares ficaram completamente sem sinal.

A operadora TIM declarou que sua área técnica identificou congestionamento na rede porque muitas pessoas tentaram ligar ao mesmo tempo para saber informações exatamente sobre o apagão. Além disso, algumas antenas tiveram problemas no gerador.

Hackers
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, negou que o apagão que atingiu parte do Brasil e o Paraguai tenha sido causado por um hacker.

A hipótese foi levantada porque no domingo, 08, o programa 60 Minutes, da rede norte-americana CBS exibiu uma reportagem dizendo que dois apagões nos últimos quatro anos no Brasil foram causados por hackers.