Tamanho da fonte: -A+A

O gaúcho André Ruschel, de Santo Ângelo, é um dos escolhidos pela Microsoft para ocupar o posto de IT Hero, prêmio que analisa casos de implementação e interoperabilidade entre a solução Microsoft e de terceiros.

Ruschel enviou seu projeto em junho e obteve resposta no final de outubro, após triagem e análise da Microsoft nos Estados Unidos. Além de ser nomeado como herói da TI, Ruschel recebeu troféu, certificado e brindes da Microsoft. 

Além de Ruschel, outros treze brasileiros foram contemplados ao longo de 2009. 

O projeto de interoperabilidade consistiu em migrar Linux para Windows Server 2008 na Escola de Educação Profissional Big Master, da qual Ruschel é dono.

Na primeira etapa, a migração atingiu um dos laboratórios, com 30 terminais sem disco rígido que utilizavam um servidor Linux Debian com Linux Terminal Server Project.

"O principal objetivo era migrar para a Windows Server 2008, reduzindo o TCO e mantendo os mesmos terminais sem HD, pois havia uma enorme necessidade de utilizar o Delphi Borland e Microsoft Office 2007 para os alunos”, declara Ruschel.

Para tanto, foi utilizado o Serviços de Terminais com o mesmo hardware existente nos terminais sem hard disk utilizados na plataforma Linux.

"O resultado foi impressionante uma vez que, além de melhorar o desempenho, reduziu o TCO em relação ao Linux, facilitou a utilização do sistema pelos usuários que até então tinham dificuldades com a plataforma de código aberto e aumentou o número de softwares compatíveis com o sistema operacional", elogia.

Com base no projeto premiado, a escola irá migrar todos seus laboratórios para a plataforma Windows, no caso com o Windows Server 2008.