Ao que tudo indica, a indiana HCL Infosystems vai se instalar na Unisinos, em São Leopoldo. O investimento também era disputado pelo Tecnopuc, em Porto Alegre.

Diferentes fontes ouvidas pela reportagem do Baguete - inclusive de dentro do governo do estado - confirmam a informação, que já circula abertamente em conversas de pessoas ligadas à TI da cidade.

Aliomar Silva de Oliveira, diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos (Unitec), que negocia as condições com os indianos, prefere só falar sobre o tema depois de assinados os contratos em definitivo.

Ainda não se sabe que linhas de produtos serão desenvolvidas em São Leopoldo. A HCL Infosystems é a divisão de hardware e integração de sistemas da gigante indiana HCL, com faturamento na casa dos US$ 5 bilhões e 59 mil empregados em 20 países.

A empresa fabrica hardware para computadores, displays, storage, POS, Kiosk e soluções para imagem, impressão, automação e Telecom.

Altos executivos da empresa estiveram em fevereiro no Rio Grande do Sul, quando visitaram a Unisinos e a PUC-RS, além de empresas privadas como Randon e Marcopolo e estatais como Banrisul e Procergs, sempre na companhia de representantes da Sedai e da Caixa-RS.

Atração de investimentos
Caso se confirme a vinda da HCL para São Leopoldo, terá sido o segundo grande investimento de TI na região Sul captado pela universidade jesuíta nos últimos três anos.

Em março de 2006, a Unisinos ganhou a disputa pelo centro de serviços da SAP, atualmente instalado no antigo CPD da instituição de ensino enquanto as obras da sede não são concluídas.

A vitória de São Leopoldo foi apertada. A cidade marcou 239 pontos, seguida de perto por Londrina e Porto Alegre, empatadas em 235. Mais atrás ficaram Belo Horizonte (224) e Joinville (223).