Acompanhar o velório e enterro de amigos e parentes estando fora da cidade de realização do funeral já não é mais impossível. Utilizando câmeras instaladas nas capelas e igrejas, cemitérios e crematórios do Estado oferecem aos interessados a participação online nos trabalhos.

Até agora, o serviço é oferecido pelo Crematório Saint Hilaire, de Viamão, que filma a capela ecumênica e, dentro de pouco tempo, fará imagens também das salas de velório. Já o cemitério João XXIII, de Porto Alegre, o equipamento de filmagem deverá estar disponível em duas semanas. Nos dois cemitérios, as imagens serão disponibilizadas só com autorização da família. Quem quiser assistir vai receber uma senha. Não há nenhum custo adicional. O próximo a entrar neste mercado será o Memorial da Paz, de Passo Fundo. Segundo a administração, está projetada a instalação de câmeras até o final do ano.

De acordo com o presidente da Associação Sul-Brasileira de Cemitérios, Gerci Perrone Fernandes, a prática de disponibilizar os velórios via internet é crescente. Entretanto, informa a entidade, só é viável mediante autorização da família do falecido.