Edimilson Corrêa.

A Neogrid, gigante brasileira de software para gestão de cadeia de suprimentos, fechou um acordo de grandes dimensões com a Microsoft para usar a nuvem Azure da multinacional americana.

Em nota, a companhia não dá muitos detalhes sobre qual era o seu ambiente de infraestrutura de TI anterior ou como ele deve ser composto daqui para frente, mas dá diversas pistas sobre o tamanho do acordo.

Em julho, uma equipe de arquitetos e desenvolvedores da Neogrid esteve em Seattle, nos Estados Unidos, na sede da Microsoft, participando de palestras, treinamentos e discussões sobre inovações tecnológicas. 

Os projetos com a multinacional americana têm sido acompanhados de perto pelo fundador e CEO da Neogrid, Miguel Abuhab. 

“Passamos a contar com a inteligência e o suporte técnico da Microsoft para uma tecnologia na nuvem mais eficiente e, assim, alavancar os projetos de inteligência artificial, blockchain e virtualização dos nossos servidores na nuvem”, diz Edimilson Corrêa, vice-presidente de tecnologia e produto da Neogrid.

Corrêa foi contratado pela Neogrid no ano passado, vindo da OpenTech, onde era CEO.

Ao longo de sua carreira, o executivo atuou por 13 anos na Datasul, durante os quais trabalhou com Miguel Abuhab, e cinco anos na Totvs. como diretor de produto e desenvolvimento.

Segundo Corrêa, a empresa já utiliza o machine learning e a inteligência artificial em ferramentas de suporte e atendimento ao cliente. 

“Nosso objetivo é cada vez mais oferecer um relacionamento baseado em autosserviço, de forma automatizada e intuitiva, sem a necessidade de intervenção de nossos profissionais e proporcionar melhor experiência aos clientes”, completa o executivo.

Em nota, a Neogrid também aponta que o uso da Azure “reduzirá custos com hardware e treinamento de pessoas e poderá, principalmente, evoluir em suas operações internacionais”. 

A companhia mantém escritórios em Chicago, Londres, Amsterdã e Tóquio. No Brasil, tem sede em Joinville e unidades em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Neogrid tem 600 funcionários e usuários em mais de 140 países.