Casal da Ypê tá faceiro com os resultados da nova solução. Foto: divulgação.

A Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza, atualizou seu help desk com ferramentas Microsoft System Center implantadas pela Brasoftware.

O projeto automatizou tarefas, reduziu o tempo de atendimento, ampliou as plataformas de controle da TI e reduziu em mais de 90% a necessidade de horas extras de trabalho da equipe, segundo conta o gerente de Infraestrutura de TI da Ypê, Carlos Alberto.

Com sede em Amparo, no interior de São Paulo, fábricas em Salto-SP, Simões Filho-BA e Anápolis e Goiânia, a companhia detém marcas como Atol, Assolan e Perfex, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África, e Oriente Médio, e emprega cerca de quatro mil funcionários.

Para atender às demandas de toda esta operação, a atualização do helpdesk passou por sistemas de gestão de configuração e operação, agregando aplicações de gerenciamento de ativos, obtenção de inventário, acesso remoto e distribuição de aplicações.

O trabalho, conduzido pela Brasoftware e equipe de TI da Ypê, durou cerca de 60 dias, englobando todo o parque de usuários e máquinas da empresa, além dos ativos de rede.

MELHORIAS
Conforme Alberto, a implementação da gestão de serviços agregou à companhia uma plataforma de serviços mais assertiva, em menos tempo, já que um portal de self-service hoje admite a execução automática de diversas tarefas simultâneas.

O gestor conta que, por meio desta implantação, sua equipe passou a ter também controle efetivo dos serviços disponibilizados e meios para planejar melhorias.

“Passamos a gerenciar os chamados do help desk de forma a medir a performance da equipe, tempo de atendimento, controle dos chamados etc. Trabalho que antes era feito manualmente”, explica Alberto.

Outro benefício apontado pelo gerente de Infraestrutura foi o reconhecimento dos clientes e parceiros às ações próativas de suporte, que permitiram evitar incidentes de TI, solucionando suas causas antes das ocorrências, reduzindo assim a necessidade de horas extras.
 
BRASOFTWARE

Fundada em 1987, a Brasoftware é revendedora de software, atuando também junto a parceiros como Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outros.

Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. O faturamento não é divulgado.

A carteira de clientes traz nomes como Petrobras, Claro, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian, Electrolux, Toshiba, Telefonica e Souza Cruz, entre outros.