Luiz Ortiz, CIO da Orizon. Foto: divulgação.
A Orizon, startup que oferece inteligência médica e analytics para o setor da saúde suplementar, adotou a solução da MicroStrategy, especializada em análise de dados e softwares de mobilidade, para agilizar o acesso a informações relevantes.
Segundo a empresa, um dos seus maiores desafios era extrair informações relevantes dos milhões de dados armazenados em um banco que contém todas as transações — envolvendo 31 operadoras de planos que englobam 13 milhões de clientes (25% dos segurados privados no país) e, na outra ponta, 140 mil prestadores de serviço e 12 mil farmácias.
Os participantes geram um grande volume de informações, a partir da autorização de mais de 500 mil procedimentos diários, com 150 milhões de transações por ano.
Anteriormente, o sistema da Orizon era acessado por meio de um banco de dados interno e todos as informações eram baixadas no Excel, o que, segundo Luiz Ortiz, CIO da empresa, tinha lá suas limitações, sendo uma delas o limite de um milhão de linhas por planilha.
A planilha era processada pelos usuários de TI em diferentes formas e documentos para que fosse possível fazer a extração dos dados.
Desta maneira, chegar a um dado relevante levava pelo menos 15 dias. Agora, com a solução chamada HyperIntelligence, é possível acessar dados de informações coletadas durante mais de 10 anos de trabalho em menos de cinco minutos.
Além disso, os usuários podem receber os dados antes mesmo de solicitá-los, pois ela mostra, automaticamente e sem a necessidade de cliques pelo usuário, informações essenciais em formato de cartões na própria tela do aplicativo.