Mãos à obra nos serviços da Itautec. Foto: Flickr.com/marina-silva/

A Itautec acaba de reestruturar sua oferta de outsourcing de TI (ITO), que representa cerca de 30% do faturamento geral, que, no segundo trimestre de 2012, foi de R$ 139,9 milhões, alta anual de 29,9%.

Para ampliar a operação no segmento, a companhia dividiu a oferta nas linhas Serviços Gerenciados (field service, service desk e suporte), Logística e Reparos, Infraestrutura e integração de Redes e Outsourcing.

Além disso, investiu na ampliação da rede de atendimento: agora, os clientes de serviços têm à disposição mais de dois mil especialistas – entre técnicos, engenheiros e analistas –, 32 filiais, 10 laboratórios e call centers que prestam serviços em 3,7 mil cidades brasileiras.

Segundo Silvio Passos, vice-presidente de Serviços da Itautec, a estrutura garante a disponibilidade de mais de cinco milhões de equipamentos tecnológicos, entre produtos Itautec e de outros fornecedores, nas áreas de computação, automação bancária e comercial, telecomunicações e networking, entre outros, que a companhia atende.
 
A capacitação de equipes comerciais de serviços também levou investimento, na reestruturação - só em 2012, a Itautec promoveu mais de 26 mil horas de treinamentos para funcionários da área.

Conforme Passos, a reestruturação do segmento é importante em vista de oportunidades a serem geradas pela Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no país, além de perspectivas do mercado em geral, que ele analisa com base em números do Gartner.

Os dados citados indicam que, em todo o mundo, os gastos com serviços de outsourcing de TI estão prestes a alcançar US$ 251,7 bilhões este ano, aumento de 2,1% em comparação a 2011.

“Para aproveitar este cenáriop, aprimoramos a oferta de serviços independentes, sem descuidar daqueles atrelados à venda de soluções de computação, automação bancária e comercial”, destaca o executivo.

Há 32 anos no mercado, a Itautec é integrante do Grupo Itaúsa e possui uma fábrica própria em Jundiaí, de onde atende a clientes do Brasil, Américas, Europa e África.

Tradicionalmente conhecida pela fabricação de ATMs, a companhia possui, segundo passos, a décima maior base instalada deste segmento no mundo.

Além das máquinas e serviços, soluções em nuvem complementam o portfólio da empresa.