Centro de Distribuição da Savegnago, em Ribeirão Preto. Foto: Divulgação.
Com um investimento de R$ 3 milhões, a rede de Supermercados Savegnago, com sede em Sertãozinho, interior de São Paulo, implantou o Sorter, sistema automatizado de classificação e separação de produtos. O projeto foi desenvolvido pela Consinco, provedora de software de gestão corporativa para empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras.
Participaram também do projeto a TGW, com soluções de logística automatizadas; a Dematic, com sistemas de transporte de mercadorias; a Toledo, com coletores e a Mais Inteligência, com um classificador automático de volumes.
O sistema foi implantado no final de 2013 no Centro de Distribuição da Savegnago, em Ribeirão Preto.
Os resultados do novo sistema apareceram nos primeiros meses de operação.
Celso de Oliveira, gerente de logística da Savegnago, conta que antes do Sorter, a entrega de um produto nas lojas era feita 24 horas após o o dia de recebimento no CD. Hoje esse tempo baixou para algumas horas.
“Conseguimos entregar os produtos em qualquer uma das nossas unidades em no máximo seis horas. Em 18 meses, acreditamos que será possível ter o retorno do investimento”, afirma Oliveira.
Até o ano passado o processo de recebimento e expedição de produtos no CD era realizado em 11 etapas. Atualmente, são quatro.
Os produtos saem dos caminhões e logo chegam às esteiras. O sistema faz a separação de forma automatizada e as mercadorias seguem para um dos 38 caminhões que compõem a frota da companhia.
A Rede Savegnago também reduziu em 20% os gastos com transportes de mercadorias.
“Fazemos menos viagens, com menos caminhões, e assim temos mais espaço para descarga de terceiros”, ressalta o diretor comercial da Rede Savegnago, José Sarrassini.