Foto: flickr.com/photos/bogdansuditu

A Microsoft segue sua ofensiva na nuvem com o preview do Outlook.com, uma versão recauchutada do seu serviço de webmails, que substitui a marca Hotmail e chega com a missão de brigar com outros players do mercado.

O novo serviço, que une a parte Live.com e contatos do antigo Hotmail, bem como contatos do Messenger e arquivos do Skydrive, já está disponível para os usuários.

Quem acessar hoje o endereço já pode conferir a nova interface com o login do Hotmail.

Os endereços de e-mail do Hotmail dos usuários não serão alterados, a mudança ocorre apenas na página de acesso do serviço.

Também não haverá mudanças na senha do usuário, nos contatos, nas mensagens recebidas e enviadas, nas pastas de e-mails e em outros recursos utilizados e criados para uso no Hotmail, promete a empresa.

Nos próximos meses, os usuários do Hotmail serão convidados a acionar as novas contas.

REVIVAL DE VERDADE
Junto com o pré-lançamento começam a surgir avaliações do produto.

Para a Wired, o Outlook.com poderia ser um real concorrente ao Gmail, da Google.

“Assim como o Google fez há oito anos, a Microsoft quer que o Outloook.com se torne o webmail de trabalho para todo mundo que está cansado de caixas de entrada desordenadas e quer um recomeço”, diz a revista.

Na opinião do site especializado Cnet, a Microsoft acertou a mão com o novo projeto.

“A bagunça do Hotmail desapareceu e tem muito do Windows 8 Metro (nome da nova interface do sistema operacional da marca) no projeto, das fontes ao hub de pessoas que ele se propõe a criar”, diz o portal norte-americano.

MAIS INTEGRADO
Entre os recursos novos estão sistemas de integração com Facebook, Twitter, LinkedIn, Google, e, em breve, ao Skype.

Com estes recursos, é possível visualizar as fotos de amigos, mensagens, atualização de status, conversas e chamadas telefônicas – tudo potencializado por uma lista de contatos sempre atualizada que está igualmente conectada a essas redes.

O Outlook também oferece 7 GB de armazenamento em nuvem para os usuários.

Produtos da Microsoft, como Office Web Apps gratuito que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote, bem como o SkyDrive para compartilhamento de arquivos na nuvem, estão disponíveis.

MAIS AMIGÁVEL
O Outlook.com promete ainda uma interface mais leve para o usuário e que funciona nos equipamentos com Exchange ActiveSync, organizando a home com 60% pixels a menos no cabeçalho e 30% a mais de mensagens visíveis na caixa de entrada.

Além de não exibir anúncios ou grandes caixas de busca que ocupam espaço extra.

O Outlook.com seleciona automaticamente suas mensagens de contatos, newsletters, atualização de navegação e de redes sociais, e com uma varredura permite mover ou deletá-las.

BRIGA POR MERCADO
Dados da consultoria Compete para 2010 indicam que o Yahoo tinha 44% do tráfego de webmails nos Estados Unidos, seguida por Hotmail, com 30%, e pelo Google, com 15%.

Informações divulgadas pelas próprias empresas, e compiladas pelo site Email Marketing Reports,  mostram 425 milhões de usuários para o Gmail (junho de 2012), 360 milhões para o Hotmail (julho de 2011) e 310 milhões do Yahoo (outubro de 2011).