Bruno Zanato, Leonardo Libardi e Gilmar Ehrig. Foto: divulgação.

A HKS South America, recém aberta em Caxias do Sul como a única subsidiária da austríaca Akquinet HKS, implantou o SAP BRO na Madal Palfinger, também caxiense, fabricante de guindastes articulados.

Desde o início do SAP em 2009, a Madal trabalha com alto volume de criação e manutenção de materiais, listas técnicas e roteiros – para se ter uma ideia, a base de dados atual é de mais de 70 mil materiais.

A base requeria muita mão de obra para racionalizar a criação e manutenção dos dados mestre, especialmente de materiais, e para resolver isso a companhia apostou no add-on SAP, o BRO - Business Rules Organizer, alinhado ao SAP Workflow.

Resultado: antes, um único material demandava o preenchimento de mais de 180 campos em três centros. Com a solução integrada, não mais do que seis campos são necessários.

A extensão de materiais nos diversos centros também foi automatizada com base em regras, ou seja, basta uma única entrada e a informação é replicada nos demais centros, guardando as devidas particularidades.

“O BRO nos permitiu automatizar regras que garantiram assertividade na criação de materiais sob um workflow diretamente no SAP. Inconsistências e suas consequências ficaram no passado”, afirma Henrique Stoffels, COO da Madal Palfinger. “É um investimento que já se pagou muitas vezes”, completa.

A fabricante de guindastes, integrante do grupo global Palfinger, é um dos seis projetos que a HKS South America pretende fechar em seu primeiro ano de atuação, quando a meta é faturar R$ 1,6 milhão.

“Temos um target agressivo para o terceiro ano, quando teremos estruturas de canais e produtos estabelecidos no mercado”, conta Leonardo Libardi, diretor executivo e um dos três sócios da subsidiária, ao lado de Bruno Zanato e Gilmar Ehrig - todos com atuações também na Madal Palfinger.

Conforme Libardi, a empresa também conta com mais de dez consultores independentes e é responsável pela venda e implantação do BRO para toda a América do Sul.

Para atender melhor a todo este mercado, a meta é mudar a sede para a Grande Porto Alegre até dezembro deste ano.

A localização ainda não pode ser revelada, mas já existem acordos em andamento com instituições da Região Metropolitana.

A estratégia inicial é atender ao Sul e Sudeste do Brasil, e, a médio prazo, ampliar para o restante do país, além do Chile através de canais.

EXPERIÊNCIA
Os três sócios da HKS South America vêm da Madal Palfinger, onde atuavam na área SAP e outras.

Libardi, por exemplo, atuou na fabricante de guindastes articulados de 1999 a 2005, e depois, de 2006 a junho de 2012, em projetos e posições variadas.

O executivo também tem passagem pela Fras-Le.

Já Ehrig traz no CV passagem pela Madal Palfinger, além de Lupatech e Unimed Missões, de Santo Ângelo.

Zanato, que também consta como consultor SAP na Madal, atuou, ainda, na Rotamil e Sulbras.

GRUPÃO
A companhia gaúcha é subsidiária da Akquinet HKS, que por sua vez faz parte da Akquinet AG, corporação que concentra outras 12 empresas e teve faturamento de € 34,4 milhões em 2011.

Das empresas do grupo, a Akquinet HKS é especializada em desenvolvimento de soluções SAP, inclusive o próprio BRO.

A empresa conta com a unidade caxiense para se fortalecer não só no mercado BRO da América Latina, mas também em consultoria SAP para o ERP, soluções contábeis/fiscais e MII.

“Mas esta é uma segunda linha de negócios”, conta Libardi. “Nosso relacionamento com outras consultorias é de parceria, como subcontratados em projetos, e não de concorrência”, explica.

Para fortalecer os negócios, os gaúchos também apostam no reforço do time, que conta com consultores especializados em implantações de SAP e BRO em cases no Brasil, França e Canadá.

O PRODUTO
O add-on BRO trabalha com conceitos de MDM (Master Data Management) e de Business Engine, permitindo integração ao SAP Workflow, como no caso da Madal.

Em linhas gerais, a solução transforma conhecimento tácito - aquele que a pessoa adquiriu ao longo do trabalho na empresa, mas que não está formalizado - em regras de negócio.

Esta base de regras, em conjunto com o SAP Workflow, racionaliza processos, organizando qualquer tipo de cadastro, o que inclui materiais, roteiros, lista técnica, clientes, fornecedores, entre outros.

“Atualmente, estamos desenvolvendo cenários para atuar com J1BTAX e Nota Fiscal Writer”, comenta Libardi.

GLOBAL
No mundo, algumas empresas que usam o BRO são Energie AG, companhia de energia austríaca; T-System e a própria Palfinger AG.