Neemias Costa.

Tamanho da fonte: -A+A

Neemias Costa, ex-diretor de vendas e canais da SAP, acaba de assumir a área de canais e ecossistemas no Brasil da multinacional de soluções fiscais Thomson Reuters.

Costa trabalhou na SAP com o VP para Corporate Growth da Thomson Reuters, Luciano Idésio, que foi vice-presidente para de Canais para América Latina da SAP.

Antes, os dois profissionais atuaram juntos na Linx, onde Idésio foi diretor de vendas corporativas, e Costa diretor de vendas por franquias e canais.

Costa é um profissional experiente, com passagens pelas áreas de canais ou de vendas de Microsoft, Oracle e HP.

A Thomson Reuters está mudando o perfil do seu canal no Brasil, o que tem que ver com a contratação de Idésio no ano passado.

Recentemente, a companhia anunciou a entrada da Megawork no seu rol de parceiros.

É uma entrada chamativa, porque a Megawork é a primeira parceira SAP a entrar no programa de canais da Thomson Reuters.

Pode parecer uma mudança trivial, mas é uma alteração importante nas regras do jogo do mercado de software fiscal.

Os grandes projetos de implementação de sistemas de gestão da SAP no Brasil demandam software adicional para atender às necessidades tributárias do país.

Algumas parceiras SAP desenvolveram produtos focados nessa necessidade, como a FH, recentemente adquirida pela japonesa NTT, ou a Procwork, comprada há mais de uma década pela chilena Sonda.

A atua nesse Thomson Reuters no mesmo mercado, mas até agora apenas por meio do seus próprios canais, especializados em software fiscal. 

Os produtos da companhia são baseados em tecnologia da Oracle, arquirrival da SAP, o que costumava ser uma barreira para a cooperação mais aberta.

Agora, a Thomson tem o OneSource Tax One, um produto lançado em 2019 e desenvolvido nativamente na tecnologia do S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP, para a qual a multinacional alemã não tem poupado esforços em migrar a sua base de clientes.

A Thomson também investiu diretamente para entrar no mercado SAP, comprando no final de 2019 o software Tax4B, uma solução integrada ao Tax Declaration Framework (TDF) da SAP e pertencente à BIT4B, uma empresa do grupo Alliance.