A 4ª edição do Programa Startup RS está com inscrições abertas. Foto: Pixabay-Alexas_Fotos.

A 4ª edição do Programa Startup RS, iniciativa do Sebrae-RS e parceiros, irá selecionar 15 empresas do estado para capacitação e desenvolvimento de seus modelos de negócio. As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho pelo site da iniciativa.

Podem concorrer a vagas no projeto startups de qualquer segmento, com ou sem inscrição de CNPJ. Os negócios podem se enquadrar em categorias como soluções para a web, games, e-commerce, soluções empresariais, entre outras.

“Iremos avaliar, entre os quesitos do programa, o projeto em si, se ele já tem uma versão inicial (MVP), por exemplo”, conta o gestor de Projetos da Regional Metropolitana do Sebrae-RS, João Antonio Pinheiro Neto. 

Após a inscrição online, as startups serão avaliadas em conjunto pelos parceiros do programa. Nessa etapa, três critérios serão considerados: mercado e possibilidades de aceitação, equipe e modelo de negócio, considerando o caráter inovador da proposta. 

“Dessa análise, iremos selecionar 30 candidatas, que irão passar por um novo processo para chegarmos às 15 finalistas”, detalha Neto. 

Cada selecionada terá um custo de R$ 800, dividido em quatro parcelas de R$ 200. Ao longo do programa, com duração de cinco meses, os empreendedores irão participar de workshops, mentorias, consultoria de acompanhamento e missões para eventos de interesse do meio digital, como a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que ocorre em São Paulo.

“O objetivo geral é desenvolver os modelos de negócio, gerar competitividade e prepará-las para captação de investimentos”, finaliza o gestor.

O Programa Startup RS é promovido pelo Sebrae em parceria com Wow, Ventiur, Fundacity Investiment Clubs, Tecnosinos, Raiar, Semente de Negócios, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Associação Gaúcha de Startups (AGS), POADigital, CEI-UFRGS e InovaPOA.

Na turma 3 do programa, iniciada em março, participaram as startups Acelera MEI, AdTools, Aproximar, Central do Franqueado, Dataclin, EntregueEmCasa, iWEb, Kiskadi, Mapspet, Mconf Tecnologia, Melhor Envio, Nurture, Pulpo, Real Networking E XLabs Information Security.