O projeto de Bruno Vianna venceu o Equal Rating Innovation Challenge. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Equal Rating Innovation Challenge, lançado pela Mozilla, teve o projeto brasileiro CooLab (Cooperativa de Redes Livres) como vencedor na categoria Solução Original. O projeto é liderado por Bruno Vianna, professor da Oi Kabum! e gestor da Nuvem - Estação Rural de Arte e Tecnologia.

O projeto, que surgiu da necessidade de se criar um modelo mais sustentável para financiar projetos comunitários de telecomunicações, fomenta a instalação de redes de acesso à internet pelas comunidades, que depois retornam o investimento através de taxas de cooperação, co-criando conhecimento e respeitando as culturas locais. 

“Participar do desafio foi uma experiência de aprendizagem fantástica, com grande apoio da equipe da Mozilla e muitas oportunidades de conexões em Nova York. Estamos honrados por termos sido escolhidos e o resultado representou um grande passo, pois com o prêmio, pretendemos dar início a uma operação experimental, publicando uma chamada aberta para novas redes comunitárias de todo o país”, relata Vianna.

Focado na identificação de novas soluções criativas para conectar os desconectados, as soluções podiam variar de produtos de consumo e novos serviços móveis, novos modelos de negócios a propostas de infraestrutura.