ROBÔS

Marfrig implanta RPA com Certsys

30/11/2021 15:20

Com solução da Automation Anywhere, a companhia economizou 9 mil horas em um ano.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, adotou uma solução de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da Automation Anywhere, americana que é líder neste mercado.

A implantação ficou por conta da Certsys, fornecedora de soluções de Tecnologia da Informação com sede em São Paulo.

Com os robôs, a empresa automatizou os fluxos de trabalho ligados à digitação dos pedidos da área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para, assim, agilizar os pedidos enviados para fornecedores e o envio de produtos entre suas unidades.

Na prática, os robôs fazem a leitura de uma planilha preenchida pelos colaboradores de cada área competente, com informações recebidas dos vendedores, inserindo estas solicitações no ERP da Marfrig.

Até então, o colaborador recebia a demanda e preenchia os dados manualmente, o que levava entre 10 e 15 minutos. Hoje, os robôs criam um pedido em cerca de três a quatro minutos, recebendo diariamente uma base de 50 solicitações vindas do Brasil todo.

Com a solução, capaz de fazer as tarefas com agilidade 70% maior em comparação com um ser humano, foram economizadas 9 mil horas em um ano.

Com o resultado, outras duas áreas da Marfrig aderiram aos robôs: o departamento que cuida da compra e venda de couro bovino e o setor responsável pelo fornecimento de carnes com osso.

“Ninguém quer ficar o expediente inteiro preenchendo planilha. Hoje a equipe agradece a chegada dos robôs, pois está focada em atividades voltadas para o crescimento da companhia e para o próprio desenvolvimento pessoal”, afirma Joel Santiago, diretor de Tecnologia da Informação da Marfrig.

Com a Certsys, a Marfrig também automatizou os processos ligados ao pagamento de faturas dos serviços de telefonia das áreas comerciais localizadas na Argentina e no Uruguai.

Neste caso, o bot lê arquivos em formato PDF e extrai as informações necessárias no sistema para facilitar a leitura de faturas das oito operadoras que trabalham com a companhia.

Segundo a empresa, o próximo passo é expandir o uso da tecnologia no apoio às práticas ligadas às certificações exigidas em suas áreas de atuação.

“É uma grande honra fazer parte da iniciativa de inovação da Marfrig. O projeto ilustra como a automação vem se tornando decisiva para o crescimento das grandes indústrias. Confirma a possibilidade de unir a melhoria de processos com a eficácia de robôs na geração de atividades mais produtivas, menos lentas e suscetíveis a erros”, afirma João Teixeira, CGO da Certsys.

Criada em 2007 na Universidade de São Paulo, a Certsys tem em seu portfólio clientes como Ambev, Banco Votorantim, Bradesco, Itaú e Santander.

Já a Automation Anywhere, fundada em 2003,  tem mais de 4 mil clientes, incluindo nomes como Accenture, Cisco, Dell EMC, Hitachi, IBM, LinkedIn, MasterCard, Unilever, Volkswagen e a Organização Mundial da Saúde.

Fundada em 2000, a Marfrig possui capacidade diária de abate de mais de 31,8 mil bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 222 mil toneladas de hambúrgueres por ano. 

Com faturamento anual de R$ 71,2 bilhões, a companhia conta com mais de 30 mil colaboradores distribuídos em 32 unidades produtivas.

Veja também

ANÁLISE
IDC aponta a UiPath como líder em RPA

Pontos fortes: tecnologia e tamanho da base. Pontos fracos: preço.

ROBÔS
UISA faz RPA com AutomationEdge

Produtora de etanol e açúcar entrega mais um projeto de tecnologia.

DOCE
Copersucar usa RPA da UiPath

Empresa usa automação de processos para controlar sacos enormes de açúcar.

ROBÔS
Blue Prism vai para TIBCO

Fundo compra player de RPA e fará fusão com empresa de software de BI.

PROCESSOS
Dufry usa RPA da AutomationEdge

Projeto é da Quality Nextech, que já fazia a terceirização do ambiente de TI.

AUTOMATIZAÇÃO
Lojacorr faz RPA com IBM

Robôs começaram a ser usados na área de TI da rede de corretoras de seguros.