Cuidado, bobinas quentes. Foto: Divulgação.
A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, está usando robôs para conferir a temperatura das bobinas com o produto pronto, cuja temperatura pode atingir até 300 graus.
Com o projeto, entregue pela Engineering, robôs equipados com sensores de temperatura circulam nos chamados “vãos de armazenamento”, onde as bobinas são armazenadas após a produção.
O robô circula sozinho e os funcionários controlam os resultados à distância, por meio de um tablet, no qual a temperatura é cruzada com outras informações.
O sistema que prevê a temperatura de cada bobina por meio de cálculos estatísticos.
O objetivo primário do projeto era obter mais segurança no processo de medição das bobinas metálicas, que atingem temperaturas acima de 300 graus.
Agora, os operadores das pontes rolantes e empilhadeiras passaram a realizar o transporte das bobinas conforme o sequenciamento e o destino definidos pela área de produção no próprio sistema, que funciona integrado ao software de MES (Manufacturing Execution System).
No passado, a Novelis precisava de diversos funcionários para fazer os inventários de estoque e acabavam perdendo muito tempo procurando bobina no pátio.
A solução possibilitou a realocação de 95% do time que era responsável pelo monitoramento manual das bobinas em outros processos, como as operações das pontes rolantes.