Solução da Extreme quer facilitar operações em redes de segurança. Foto: divulgação.

A Extreme Networks anunciou nesta quinta-feira, 29, o lançamento de o Physical Security Solution, uma aplicação de rede Ethernet para segurança física.

O objetivo é simplificar  e reduzir custos das operações associadas aos sistemas de segurança física em rede, entre eles os alarmes, câmeras IP e travas de portas automáticas.

A solução da Extreme Networks inclui as linhas de switches fixos Gigabit Summit X440, Summit X460 e Summit X670, todos com o sistema operacional modular ExtremeXOS. Os switches inteligentes são compatíveis com PoE+.

A solução suporta segurança de perímetro e vigilância em prédios inteligentes, além de câmeras de tráfego viário, alarmes de equipamentos e rastreamento.

A inteligência do sistema é fornecida pelo sistema operacional de redes ExtremeXOS, automatizando tarefas de detecção, configuração, autenticação e gerenciamento de energia das câmeras e dispositivos via PoE.

Segundo destaca a fabricante, o lançamento ajuda também a reduzir o tempo de instalação e manutenção, deixando a rede mais segura e disponível.

Os switches podem ser configurados para atender dispositivos específicos e serem associados a uma rede de segurança dedicada, reduzindo a interferência das medidas de segurança em outros serviços que trafegam na rede.

CRESCIMENTO

Segundo o relatório "Global Physical Security Information Management Market", divulgado pela Frost & Sullivan, o mercado de segurança física chegará aos US$ 2,79 bilhões até 2021.

De acordo com Marcelo Pizzotti Maldi, Country Manager da Extreme Networks Brasil, o mercado brasileiro para aplicações deste tipo também cresce em ritmo acelerado.

"Além do forte estímulo do Governo para o avanço das cidades digitais, os investimentos em segurança urbana - via redes digitais de vigilância - estão acontecendo rapidamente, em função da proximidade da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016", comenta Maldi.