GAMES

Faccat tem curso de Jogos Digitais

30/10/2015 18:32

Marcelo Azambuja

Tamanho da fonte: -A+A

A Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), instituição de ensino superior localizada em Taquara, a 73 km de Porto Alegre, acaba de ter o seu curso de graduação em Jogos Digitais aprovado pelo Ministério da Educação.

O curso será coordenado por Marcelo Azambuja e habilitará profissionais para desenvolver jogos de entretenimento, educacionais, de simulação e treinamentos diversos com uso de imagens em 2D e 3D.

Azambuja é doutorado em Ciência da Computação pela PUC-RS e professor na Faccat há 12 anos. Além de Jogos Digitais, a instituição oferece ainda o bacharelado em Sistemas de Informação e o tecnólogo em Sistemas para Internet.

O curso aprovado na Faccat é mais um passo na formação de um polo de desenvolvimento de games no Rio Grande do Sul, um movimento que vem ganhando força nos últimos tempos.

Na região metropolitana de Porto Alegre, instituções como UFRGS, Feevale, Unisinos e Uniritter já tem graduações de jogos digitais e PUC-RS e UCS agregaram pós-graduações no assunto. Na região Sul, a UFPel em Pelotas e a FURG em Rio Grande já tem opções.

Segundo dados da ADjogosRS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul existem hoje 25 empresas atuando nesse mercado no Rio Grande do Sul, empregando 150 profissionais,

Nos últimos cinco anos, essas empresas foram produzidos cerca de 203 jogos (dentre advergames, jogos para celulares, computadores e Internet) pelas empresas integrantes do APL, uma média de 10 títulos ao ano. 

Veja também

MESA DIGITAL
Xmile lança jogos para PlayTable

A Xmile é a primeira empresa a participar do programa de parceiros da Playmove.

PÁSSAROS FERIDOS
Criadora do Angry Birds em maus lençóis

Empresa anunciou um corte de 260 empregos depois de quedas no faturamento.

DESENVOLVIMENTO
Apps: publicidade é caminho da pobreza

Mais da metade (51%) dos desenvolvedores gera menos de US$ 500 por mês com seus apps.

RESULTADOS
Sony registra maior lucro desde 2007

Ganhos foram impulsionados pelas vendas de sensores para câmeras digitais e o PlayStation 4.

INOVAÇÃO
Sebrae: capacitação focada em games

O projeto surgiu a partir de uma demanda da ADJogos, que reúne 32 associados.