CRESCIMENTO

Xiaomi: 3ª maior em smartphones

30/10/2014 16:59

A Samsung continua na liderança, seguida por Apple, Xiaomi, Lenovo e LG.

Xiaomi passa a ser a terceira maior fabricante de smartphones do mundo.

Tamanho da fonte: -A+A

A Xiaomi, conhecida como "Apple chinesa", é, agora, a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, em grande parte devido ao sucesso do aparelho MI4, diz nova pesquisa da IDC

A Samsung continua na liderança, apesar da diminuição do volume de vendas, seguida por Apple, Xiaomi e Lenovo e LG, que empataram em quarto lugar. 

A IDC disse que o lançamento, em agosto, do MI4, que compete contra o Samsung S5 e o iPhone, foi a chave para o sucesso da Xiaomi. 

Entretanto, mesmo indo bem na China e outros países asiáticos, para o TechCrunch ainda não está claro comoa Xiaomi se sairá em outros mercados onde enfrenta maior concorrência de Samsung e Apple.

Em maio, a empresa revelou que países como Rússia, Índia e Brasil passariam a receber a linha de produtos da companhia. Foi divulgado também que Vietnã, Turquia, México, Malásia, Filipinas, Indonésia e Tailândia passariam a comercializar os produtos da empresa.

Em julho a empresa já contava com um escritório na zona sul de São Paulo e com pessoas para estruturar os negócios no país. No entanto, pode ser que os produtos sejam comercializados por aqui somente a partir do segundo semestre de 2015. 

Já a Samsung, mesmo permanecendo na liderança das vendas mundiais, é a a única empresa entre as cinco primeiras do ranking que teve declínio no volume de comercializações na comparação ano a ano. 

Seus líderes em volume de vendas no trimestre foram dispositivos de low-end de valor médio, o que significa que seu preço médio de venda também caiu.

O lançamento do iPhone 6 e do  iPhone 6 Plus levou a Apple ao seu maior volume de vendas em um terceiro trimestre na história. 

Enquanto seus novos modelos venderam 10 milhões de unidades durante o fim de semana de lançamento, ainda houve demanda elevada pelos modelos 5s e 5c, que somaram a maior parte do volume da Apple para o trimestre.

O volume de vendas da Lenovo contou com o sucesso de modelos como o A369i e o A316, que custam menos de US $ 100 e são direcionados a mercados emergentes na região de Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África. 

Suas vendas fora da China representaram 20% do volume no terceiro trimestre, um aumento de 9% na comparação com o ano anterior. 

O crescimento da LG também foi alimentado por smartphones de baixo custo, que o ajudaram a levar o volume total para mais de 15 milhões de unidade pela primeira vez.

No terceiro trimestre de 2014, foram vendidos 327,6 milhões de smartphones, um aumento de 25,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e de 8,7% na comparação com o segundo trimestre.

Veja também

SMARTPHONES
Xiaomi no Brasil ainda nesse ano

A promessa é que a empresa chegue ao país ainda neste ano.

SMARTPHONES
Xiaomi começa operação brasileira

Leo Marroig é gerente da empresa na AL e Chen K. L. é o gerente de projetos da operação de São Paulo.

2T14
Xiaomi bate Samsung e Apple na China

A empresa conquistou 14% do mercado no período, enquando a Samsung ficou com 12%.

SMARTPHONES EM BAIXA
Samsung: chips são o caminho

A construção da nova fábrica terá início no próximo ano, com o início das operações em 2017.

LANÇAMENTOS
iOS X Android: um novo round

Em 24 horas, as companhias colocaram novas cartas na mesa, em sistemas e aparelhos.