O Banco BMG atualizou o banco de dados com a Horus Solutions. Foto: Divulgação.

Para realizar atualizações em seu banco de dados, o Banco BMG apostou na solução iReplay, uma alternativa ao tradicional simulador de carga e ferramentas de scripting. O projeto foi realizado pela Horus Solutions.

O banco BMG utilizava o gerenciador de banco de dados Sybase ASE 15.5 para atender uma gama de aplicativos de negócio. Com a versão estava defasada, foi realizada uma atualização para o SAP Sybase ASE 15.7.

Segundo a empresa, a grande dificuldade era assegurar que a migração do banco de dados fosse implantada livre de riscos operacionais críticos, mesmo que a operação fosse testada e homologada, pois a abrangência dos testes realizados de forma pontual e com intervenção humana não atingiria uma amostragem segura necessária. 

“Nos projetos anteriores de upgrade foi necessário fazer downgrade devido à mudança de comportamento da nova versão quando recebeu a carga de trabalha real do ambiente produtivo. Precisávamos identificar esses problemas antes de colocar o sistema em produção”, afirma Galahard Alex Silva, gerente de Tecnologia e Produção do BMG, 

O relacionamento da Horus Solutions com o Banco BMG existe desde 2012, a partir de outros projetos realizados - todos vinculados a bancos de dados.

“Este último contrato contempla a captura da carga de trabalho no ambiente produtivo, reprodução da carga de trabalho em ambiente apartado, testes de mudança de configuração e otimização do servidor de banco de dados, otimização dos comandos SQL com maior consumo de recursos, considerando a mudança das versões, e análise dos resultados”, detalha Vinicius Feltrin, gerente executivo da Horus Solutions.

Após a conclusão, foi possível testar vários cenários de configuração e ajustes nos aplicativos, visando estabelecer o melhor cenário do ponto de vista de desempenho.

Há 20 anos no mercado, a Horus Solutions é especializada em soluções de information management e business analytics. A companhia é parceira de marcas como SAP, IBM, Oracle, Microsoft e Dell.