As aulas vão ocorrer na Faculdade de Informática da PUC-RS. Foto: Ramon Fernandes - Ascom/PUC-RS.

A partir do vestibular de verão 2015, que ocorre em dezembro, a PUC-RS oferece mais uma opção de curso: Engenharia de Software. As aulas vão ocorrer na Faculdade de Informática (Facin) ao longo de oito semestres, no turno vespertino (17h35min às 22h45min).

Segundo o professor  coordenador do curso, Marcelo Yamaguti, o profissional terá como principal diferencial o foco no processo de desenvolvimento de software aplicado e será capaz de utilizar processos, métodos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para produzir softwares de maneira sistemática e eficaz. 

O currículo fornece uma visão geral dos fundamentos da computação e uma análise profunda de aspectos como programação, gerenciamento de projetos e gestão da qualidade.

“O mercado de TI possui carência de profissionais qualificados e a demanda prevista para os próximos anos é de aumento desta carência. A empregabilidade desse profissional é muito alta”, afirma Yamaguti. 

Os alunos desenvolverão suas atividades em uma Agência Experimental, que proporcionará situações reais de projetos e a vivência de desafios que serão encontrados no mercado de trabalho.

Além do novo bacharelado em Engenharia de Software, a Facin oferece mais três cursos na área: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. 

Existe outro curso na área de TI, o bacheralado em Administração com formação em gestão de TI, vinculado à Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia. Ao todo, a PUC-RS tem cerca de 30 mil alunos e oferece 51 cursos de graduação.

Na semana passada, a Universidade de Passo Fundo (UPF) também anunciou que passará a oferecer o curso de Engenharia de Computação a partir do próximo vestibular de verão. Lá, a graduação terá duração de 10 semestres.

Outras duas universidades oferecem o curso no Rio Grande do Sul: Unipampa, no campus de Alegrete, e Univates, em Lajeado.

No Brasil, segundo o site e-MEC, 18 universidades já contam com a formação em Engenharia de Software.