Marcelo Lacerda.

Marcelo Lacerda, um dos criadores da NutecNET, provedor de acesso que acabou adquirido pelo Terra no começo em 1999, é o convidado do Mesas TI do Seprorgs nesta sexta-feira, 13.

O executivo, que já foi apontado pela revista Business Week como um dos 20 principais empreendedores da América Latina e pelo Wall Street Journal como o "Bill Gates Brasileiro", falará sobre “Novas Oportunidades na Inovação Digital”.

Lacerda é graduado em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação na UFRGS. Nos anos 80 trabalhou em desenvolvimento de sistemas operacionais na indústria de computadores EDISA e no projeto da aeronave AMX, da Embraer.

Em 1987, fundou a Nutec, junto com Sérgio Pretto, lançando um software de correio eletrônico pioneiro no Brasil. Em 1992, iniciou a operação da Nutec Corporation, em Mountain View, na Califórnia (EUA).

No início da década de 90, Lacerda ajudou a estruturar o programa de exportação de software do governo federal, Softex, tendo participado de diversas ações na Alemanha, França e Estados Unidos. Também atuou como consultor para a regulamentação do setor de provedores de acesso à Internet, coordenado pelo Ministério das Comunicações.

Em 1996, a Nutec lançou o ZAZ, um provedor de acesso e portal de conteúdo. Em 1999, após o controle da Nutec ser adquirido pelo Grupo Telefónica, o nome da empresa foi modificado para Terra.

No final de 1999, já com operações em 19 países, o Terra fez seu IPO em NASDAQ e Madrid. Marcelo assumiu a vice-presidência de Marketing do Terra para a América Latina e Espanha, em 2000.

Ainda em 2000, Marcelo foi co-fundador da Agência Digital F.biz, junto com Rogério Silberberg e Sérgio Pretto. A F.biz é uma das maiores agências digital do Brasil. Em 2011, o grupo WPP adquiriu o controle da empresa.

Em 2008, Marcelo fundou a Blue Interactive com Silvia de Jesus e Sergio Pretto. A Blue Interactive está adquirindo operações de cabo em cidades do interior do Brasil e ampliando sua infra-estrutura HFC, oferecendo TV por assinatura, Internet em banda larga e telefonia. A Blue tem hoje 25 operações, 150 mil assinantes e conta com 800 colaboradores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail comunicacao@seprorgs.org.br. O Mesas TI tem patrocínio Gold da Oi / MTEL e Bronze das empresas Claro, BCF, Inteligência de Negócios, Tdec, Brastorage e Dynamica.