Floripa agora tem 4G. Foto: divulgação.

A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 30, a ativação do sinal 4G em 17 novas cidades em todo o país. O novo pacotão marca a chegada do serviço de quarta geração em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis e Joinville.

 A operadora também anunciou o lançamento do serviço em quatro cidades gaúchas - Lajeado, Canoas, Bento Gonçalves e Farroupilha - assim como outros três municípios no Paraná - Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais.

As novas ativações compreendem seis estados e totalizarão para a operadora 51 cidades atendidas com o sinal 4G. Com este número, a Vivo lidera no número de municípios cobertos, na frente da Claro (17), TIM (8) e Oi (7).

O início da oferta do serviço ocorre bem antes dos prazos determinados pela Anatel. Em alguns casos, como em Lajeado e Farroupilha, a antecipação supera quatro anos.

Além dos municípios da região sul, a operadora leva o serviço a Barra do Piraí (RJ), Macaé (RJ), Teresópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Santos (SP), Guarujá (SP), Cotia (SP) e Porto Seguro (BA).

Com o anúncio, a operadora pretende consolidar sua liderança no mercado 4G, onde registrou 116 mil acessos em julho, conforme dados do Teleco. A TIM, segunda colocada, registrou 66 mil conexões 4G.

Desde 30 de abril, quando iniciou sua oferta 4G, a Vivo cobre capitais como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

A partir de então, a empresa ampliou o número de municípios atendidos, como cidades-sede da Copa do Mundo - Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza,  Brasília, Recife e Belo Horizonte - e outras cidades como Vitória, Goiânia, Cariacica, Ribeirão Preto e Guarulhos.