David Cameron acredita nas fintechs inglesas. Foto: divulgação.
David Cameron, primeiro ministro do Reino Unido, está determinado a fazer decolar a cena das empresas de tecnologia financeira - as chamadas fintechs - de seu país.
Segundo destaca o Business Insider, o premiê está do lado de um novo manifesto a favor das fintechs, lançado pelo corpo de investimentos Innovate Finance, inclusive liderando um debate na Ásia para coincidir com o lançamento do documento.
Na iniciativa, Cameron uniu forças com representantes de empresas emergentes no cenário inglês, como a Monitise, de pagamentos eletrônicos, Ratesetter, de empréstimos P2P e Blockchain, de e-wallet para bitcoins.
A maioria das empresas apoiadas pelo primeiro ministro nesta manobra são nascidas após 2008, após a recessão do setor bancário sofrida pelo país, que fomentou a cena de novas empresas de finanças, baseadas em novas tecnologias.
"Este governo quer que o Reino Unido seja o centro líder de fintechs no mundo, e é por isso que criamos medidas especiais para este setor em crescimento", afirmou Cameron em nota à imprensa.
Estas novas empresas hoje já compõem uma parte significativa ao lado dos bancos na cena financeira do Reino Unido, dentro da qual Londres desponta como o segundo maior centro financeiro do mundo, com um rating atrás apenas de Nova York, segundo dados do Global Financial Centres Index.