FROST & SULLIVAN

Comunicações unificadas são necessárias na AL

30/07/2014 15:41

Frost & Sullivan estima que valor do mercado de UC&C atingirá US$ 1409,67 milhões em 2020. 

Novas aplicações de comunicação UC&C tem relação com BYOD.

Tamanho da fonte: -A+A

A concepção dos novos empregos colaborativos e multitarefas, que requerem uma resposta rápida e segura, está impulsionando a adoção de soluções de colaboração e comunicações unficadas (UC&C) em toda a América Latina. Uma análise da Frost & Sullivan revela que o mercado ganhou receitas de US$ 890,39 milhões em 2013 e estima que este valor atingirá os US$ 1409,67 milhões em 2020. 

O Latin America Unified Communications and Collaboration Solutions Market cobre telefonia corporativa, assim como os segmentos de rápido crescimento de comunicações unificadas e vídeo conferência. 

Segundo o relatório, algumas empresas na região estão oferecendo soluções UC&C puramente para dar suporte aos seus funcionários, que são considerados recursos valiosos. Outras companhias, por outro lado, estão focando mais na eficiência potencial do trabalhador e nos ganhos de produtividade da empresa e utilizando aplicações inovadoras e incentivos para colaboração interna para aumentar a qualidade dos produtos e serviços.   

“A internet e a proliferação de dispositivos móveis, que oferecem opções de imagem, voz e compartilhamento em constante evolução, estão mudando a forma pela qual as empresas se comunicam,” disse a analista da indústria de tecnologias da informação e comunicação Valeria Goldsworthy. 

Segundo ela, alavancando a tendência de Traga o Seu Próprio Dispositivo (BYOD, na sigla em inglês), os participantes do mercado disponibilizaram as novas aplicações de comunicação UC&C na maioria dos dispositivos móveis.

Porém, a infraestrutura subdesenvolvida de protocolo de Internet (IP) e a falta de redes 3G e 4G na América Latina deverá impactar negativamente o mercado para aplicações de UC&C. 

A imposição de impostos e taxas sobre a tecnologia importada em alguns países na região também se mostrarão como um desafio para os fornecedores de UC&C. 

Adicionalmente, a disponibilidade de soluções gratuitas como o Skype está restringindo o uso de soluções UC&C, principalmente dentre as pequenas e médias empresas (PMEs). 

Diante destes desafios, o estudo afirma que os fornecedores estão ampliando a sua cobertura, começando a desenhar soluções para atender às necessidades específicas de diversos segmentos de mercado, e difundindo a idéia da nuvem como uma nova plataforma desprovida de hardware que reduz os custos de instalação e implementação.

Além destas medidas, os fornecedores também devem procurar oferecer soluções de UC&C seguras e de alta qualidade a preços competitivos, para acelerar a adoção no segmento de PME. 

“As soluções de UC&C com baixos custos de implementação e manutenção já alcançaram o mercado. Uma vez que os participantes do mercado fortalecerem o seu eco-sistema de parcerias, eles estarão bem colocados para competir com seus homólogos que oferecem soluções colaborativas gratuitas”, observou Goldsworthy.

Veja também

MENOS
BYOD não existe na América Latina

Estudo aponta que 42% das empresas não cogita uso de smartphones por empregados.

CORPORATIVO
HP: Brasil engatinha na mobilidade

País já está atento a novidades como BYOD e nuvem corporativa, mas ainda está longe do ideal.

BYOD
Dimension Data oferta EMaaS

A oferta de EMaaS é um serviço integrado de gestão da mobilidade corporativa.

PRODUTO NACIONAL
HP: produção local de soluções de rede

Inicialmente a HP irá produzir dois modelos de access points (APs) da classe N.