Jacobina terá 22 equipamentos da Digicon. Foto: Divulgação.

A cidade de Jacobina, na Bahia, implantou uma tecnologia para gerenciamento de vagas de estacionamento. O Parquímetro Street, desenvolvido pela Digicon, será instalado na cidade do norte do estado, há 330 km de Salvador. A região central do município terá 22 equipamentos.

No total serão monitoradas cerca de 600 vagas.

“A solução vem apresentando uma grande adesão em estados onde ainda não atuávamos”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho. 

Com período máximo de até duas horas de ocupação na vaga, o tempo do parquímetro poderá ser fracionado e o pagamento feito com moedas e cartões pré-pagos. 

Com monitoramento remoto das funcionalidades via celular, a tecnologia transmite as informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e coleta de valores ao sistema centralizado via web. 

A Sinalpark é a responsável pela operação deste sistema de zona azul.

A Digicon desenvolveu uma linha de negócios voltada a este mercado em 2003. Atualmente são quase 3 mil equipamentos em 50 cidades, distribuídas por nove estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas. 

A divisão de mobilidade urbana da Digicon tem previsão de crescer 15% em 2014. O segmento representa 40% no faturamento total da empresa, que estimou uma receita de R$ 60 milhões para 2013.

Em maio, Rio Branco se tornou a primeira cidade da região Norte do Brasil a acertar a instalação do Parquímetro Street. A previsão é implantar 65 parquímetros para gerenciar mais de 1,7 mil vagas na região central e centros comerciais de Rio Branco. 

Em março, o município de Santo André, no ABC paulista, começou a  implantação de 59 parquímetros da Digicon. Com os equipamentos, a Zona Azul da cidade passou de 3,2 mil para 4 mil vagas.

Outra cidade a implantar o equipamento recentemente foi Florianópolis. Em junho, a cidade adquiriu 140 equipamentos.