Avelino Zorzo, coordenador-geral do CSBC e professor da PUC-RS. Foto: Marcos Figueiredo.

Tamanho da fonte: -A+A

O 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que acontece em Porto Alegre, terá como tema  “Computação & Interdisciplinaridade”. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de julho na PUC-RS.

A proposta do evento é debater a interdisciplinaridade da computação, que está presente e tem contribuído com diversas áreas do conhecimento, como engenharia, direito, biologia e medicina.

O congresso contará com 33 momentos para discutir temas relacionados com o futuro da computação no Brasil e como este segmento se interconecta com diversas atividades da sociedade. O CSBC contará com a participação de empresas como Dell, EMC, GE, ADP, DBServer, Kobe, entre outras.

“Serão 1,5 mil pessoas de 25 estados brasileiros debatendo computação durante quatro dias, e uma excelente oportunidade para melhorar a rede de relacionamento de quem estiver presente”, destaca o coordenador-geral do CSBC, Avelino Zorzo, professor da PUC-RS com pós-doutorado na área de segurança.

As atividades nos eventos incluem palestras, debates e workshops ministrados por pesquisadores e empresas do cenário nacional e internacional. Entre os temas discutidos estarão empreendedorismo, inovação e criatividade, mulheres na tecnologia, perfil do profissional de TI, big data, novas tecnologias na medicina e segurança da informação

Além disso, serão realizados minicursos sobre computação urbana, cidades inteligentes, agentes inteligentes conversacionais, interface cérebro-computador e teoria da computação, com professores da UFMG, UFRGS, USP, Unicamp, UCS, UFPE e UFRJ.

O evento Women in Technology (WIT), focado na discussão de questões de gênero na área de computação, vai apresentar histórias de sucesso, políticas de incentivo, formas de engajamento e ações a fim de atrair jovens para as carreiras associadas à computação.

A questão da governança na internet, na qual o Marco Civil tem papel fundamental, receberá atenção especial com a participação dos palestrantes do conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko; do ex-diretor do ICANN, Fadi Chehadé; e o gerente-geral para as diferentes funções da governança da Internet na América Latina e Caribe, Andres Piazza.

Já o professor Jeffrey Forbes, da Universidade de Duke, fará uma palestra sobre o programa "Ciência da Computação para Todos", um esforço dos EUA para democratizar o ensino da computação.

A programação do evento está no site do CSBC, em que também é possível fazer as inscrições.

A Sociedade Brasileira de Computação, que irá realizar o congresso, é uma instituição que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área de computação.