AVIAÇÃO

Lufthansa Systems: mais clientes no Brasil

30/05/2014 13:20

A companhia já atendia as líderes nacionais, TAM e Gol, e somou a terceira colocada, Azul.

Aviões e aeroportos. Foto: flickr.com/photos/angeloangelo/

Tamanho da fonte: -A+A

A Lufthansa Systems incrementou sua participação no mercado de soluções de TI para empresas áreas brasileiras no último ano.

A companhia já atendia TAM e Gol, companhias que em junho do ano passado respondiam por 40% e 36% do mercado aéreo brasileiro, e somou o terceiro colocado  Azul Linhas Aéreas (16%) e o quarto colocados (7%), além de um player de cargas, a Rio Linhas Aéreas.

A Avianca Brazil utiliza o NetLine/Sched, uma ferramenta análitica para definição de horários de voos que necessitam ser mudados [atrasados, se formos sinceros].

A Rio Linhas Aéreas assinou um contrato de cinco anos para o sistema de gestão de voos Flight Management System (FMS). 

O database do FMS contém todas as informações importantes pertinentes às rotas, incluindo altitude e dados sobre os aeroportos para otimizar as rotas e alimentar os sistemas de piloto-automático.

Já a Azul usará o myIDTravel, a solução integrada de gestão ID Travel da Lufthansa Systems.

A TAM também expandiu seu contrato, adotando o Lido / Flight, a solução para o planejamento de voos. O programa calcula as melhores rotas, baseado em diversos fatores e pode reduzir em até 5% os custos com o combustível. A TAM estima auferir uma economia anual superior aos US$ 10 milhões utilizando o Lido / Flight.

No ano fiscal de 2013, a Lufthansa Systems registrou uma receita de 640 milhões de euros. 

O mercado de tecnologia para aviação no Brasil está se consolidando em torno de alguns fornecedores. 

A SITA é a líder quando o assunto são aeroportos e nos últimos meses a SAP se tornou a empresa dominante em sistemas de gestão.

No final de 2013, a Gol anunciou a migração do seu ERP Oracle para a SAP, em um contrato vencido pela Sonda baseado em um pacote de serviços, hospedagem e software com pagamento em suaves prestações ao longo de seis anos. 

Em fevereiro, a TAM tomou a mesma decisão. No caso, pesou a necessidade de unificar o sistema de gestão com a Lan Chile, companhia aérea chilena que adquiriu a brasileira em 2010, formando dois anos depois a Latam, o maior grupo latino-americano de aviação. A Lan usa ERP da SAP. 

Não foi divulgado quem foi o integrador escolhido para a implementação do SAP na TAM. Ele poderia ser a própria Lufthansa Systems, que tem uma divisão de serviços SAP.

Ainda em setembro de 2013, a SAP divulgou metas de crescer no setor aéreo brasileiro, no qual, à aquela altura, só tinha como cliente de expressão a Azul.

Em nível mundial, a multinacional afirma atender as dez maiores companhias aéreas do mundo, incluindo Delta Airlines, Lufthansa e Air China.

Veja também

EMIRATES, TAP E MAIS
Alert Brasil assume SAC de oito aéreas

Empresa de Campinas torna-se o contact center da Emirates, Tap Portugal, South African Airways e outras no Brasil.

GEOPROCESSAMENTO
Floripa online em fotos aéreas

Prefeitura lança em site 39 fotos aéreas, como parte do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico.

CRM
Aéreas: TI para conhecer clientes

Empresas usarão dados para conhecer preferências e necessidades dos clientes.