ULTRASSÔNICO

Impressora 3D substitui gesso

30/05/2014 16:11

Método utiliza impulsos ultrasônicos. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Um estudante turco chamado Deniz Karasahin criou a Osteoid, uma solução que alia a estabilização da fratura com um tratamento ultrasônico do osso quebrado.

A diferença não está somente na alternativa de substituir o gesso ou uma tala pelo material de uma impressora 3D. O estudante conseguiu unificar o tratamento alternativo com a estabilização do membro fraturado. Anteriormente, só era possível utilizar o tratamento ultrasônico se o membro não fosse engessado.

A técnica foi apresentada como protótipo em uma premiação de design. O tratamento é mundialmente utilizada para lidar com fraturas recentes (com dias ou poucas semanas de existência). Ela utiliza impulsos ultrasônicos para fazer com que o osso fraturado se regenere com mais rapidez, sem necessitar de cirurgia.

Atualmente, o equipamento para aplicação dessa técnica consiste em uma unidade eletrônica com um transdutor de ultra-som, uma correia para posicionamento do transdutor na região fraturada e gel para acoplamento do transdutor com a pele.

No momento, o Osteoid é apenas um protótipo em desenvolvimento, mas, no futuro essa será uma opção acessível aos médicos.

Karasahun afirma que são necessárias 20 minutos por dia em sessões diárias, reduzindo entre 38% a 80% do tempo de tratamento. A única desvantagem é que os amigos não terão onde assinar quando você quebrar o braço.

A aplicação das impressoras 3D no ramo da medicina é promissora. Em geral, segundo dados do Gartner, o mercado global de impressão 3D deve faturar US$ 412 milhões em 2013. Para 2014, deve subir para US$ 669 milhões, um aumento de 62%.

Veja também

STRATASYS
Eletro Zagonel usa impressão 3D

Fabricante catarinense de equipamentos elétricos está fazendo uso de tecnologia de impressão 3D da Stratasys no seu processo de prototipagem.

ALÉM DA TINTA
HP terá impressora 3D em 2014

Quem afirma é a CEO da companhia, Meg Whitman, que garantiu que o produto será mais veloz e barato que outros modelos no mercado.

PROJETO ARA
Motorola: impressão 3D + smartphones

Plano é desenvolver telefones modulares que permitiriam aos usuários produzir e combinar diferentes peças de hardware, como num jogo de montar.

MARKFORGED
Chegou o Mac das impressoras 3D

A MarkForged lançou um equipamento totalmente em alumínio, com cantos arredondados e visual minimalista no estilo Apple.

SPARK É O NOVO ANDROID?
Autodesk terá impressora 3D

O plano é lançar até o final do ano uma impressora e uma plataforma de software para impressão 3D, ambas open source.

EXPANSÃO
Grupo HDI quer testar tudo

Estratégia é testar mais rápido, testar mais e testar fora do país.