Projeto brasileiro foi ampliado para diversos países. Foto: .flickr.com/photos/acidpix

Um chatbot criado para a operação brasileira da Lenovo pela ComTodos está passando por um roll out mundial, estando em operação hoje em 21 países das Américas.

A última leva de implementação do Jishu, representado por uma ursa panda, foi neste ano e incluiu Belize, Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Panamá, República Dominicana.

No ano passado, já havia sido feito o roll out para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A lista inclui todos os países nos quais a Lenovo atua nas Américas, com exceção de Canadá e Estados Unidos.

A expansão foi estimulada pelo sucesso do chatbot no Brasil, onde ele ele foi posto em prática no final de 2016, aumentando os índices de satisfação de 59,3%, em maio de 2017, para 91%, atualmente. O Jishu funciona no chat do Facebook.

Hoje, são cerca de 100 mil mensagens encaminhadas à Jishu por mês, por 10 mil clientes únicos e, dos contatos feitos, 80% são solucionados e 20% são encaminhados para analistas de suporte. A resolução de conflitos em primeiro contato da Lenovo no Brasil é de 93%. 

“Foi surpreendente e uma grande vitória para nós, já que se trata de uma gigante multinacional de um segmento tão competitivo. Nunca pensei que ganharíamos esse destaque em meio a profissionais de tanta qualidade como os do mercado chinês”, afirma Eduardo de Souza, fundador da ComTodos e responsável por criar a interface para a equipe desenvolvedora da Lenovo. 

Souza, fundador da ComTodos, trabalhou por 12 anos na Kwead, uma agência de comunicação paulista com ênfase no digital. A startup foi fundada em 2016 e hoje conta com 30 clientes.