A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, adotou o Qlik Sense. Foto: Divulgação.
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, adotou o Qlik Sense com o objetivo de otimizar o sistema de controle de mercadorias. A solução de análise de dados self-service foi implementada com apoio da Toccato, revenda da Qlik.
Com o uso do Qlik Sense, a equipe comercial da empresa obtém atualização de informações estratégicas das vendas diariamente em todo o Brasil.
“Em um mercado com constante aumento da diversificada frota circulante de veículos, as análises em tempo real das vendas são importantes indicadores para atender a demanda de forma mais ágil”, comenta Cleber Rodrigues, gerente de TI da Nakata.
Já o time responsável pelas análises está focado hoje em avaliações mais estratégicas, que permitem definir quais produtos serão fabricados com base na demanda das vendas.
“Isso gera estoques menores, mais precisos e com maior rotatividade. Descobrimos, nessa experiência, que o Qlik Sense é mais do que um BI. Ele traz flexibilidade, rapidez, alta disponibilidade, além de ter uma excelente usabilidade”, completa Rodrigues.
No Qlik Sense, os dashboards são desenvolvidos automaticamente a partir da escolha de dados e cruzamentos.
“Por conta disso, é essencial garantir que todos os números estejam corretos e que toda a companhia utilize os mesmos parâmetros. O Qlik Sense permite que a TI da Nakata mantenha os dados aprovados pré-carregados em uma coluna lateral. Com as informações disponíveis para todos, cabe a cada colaborador cruzá-las e realizar suas próprias descobertas”, destaca Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina.