Itaú apresenta novas soluções de pagamento. Foto: divulgação.

O Itaú, em parceria com a Redecard e a MasterCard, anunciou o lançamento das tecnologias Itaú QR Card, Itaú Mobile Card, e o pagamento com tecnologia NFC, esta última em parceria com a TIM.

As novas tecnologias chegam para inovar a realização de pagamentos com o cartão de crédito, débito e pré-pagos, destaca o banco em nota.

O Itaú QR Card é um aplicativo que permite o pagamento de compras através do celular por meio do escaneamento do QR Code. Através de um app com um cartão Mastercard, os clientes podem efetuar compras e também definir o endereço de recebimento dos produtos.

As transações por meio do Itaú QR Card serão permitidas apenas nos estabelecimentos comerciais credenciados. Em São Paulo, o app já conta com cerca de 30 mil clientes ativos, lojas como a Livraria Cultura e Polishop já adotaram a solução.

Previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2013, app Itaú Mobile Card tem como plano eliminar o uso físico do cartão, ligando o número do cartão de crédito do usuário ao telefone.

No caso, é preciso informar o número do telefone no caixa de uma loja credenciada e autorizar a cobrança recebida no celular.

NFC

O pagamento por aproximação - o Near Field Communication (NFC) - é uma das apostas do Itaú. Em parceria com a Redecard, TIM e Gemalto, o banco adotou a solução Mobile Paypass, da MasterCard.

Para o Itaú, a grande vantagem dessa modalidade é a agilidade da operação. De uma forma simples, rápida e segura, o lojista digita o valor no ponto de venda Redecard habilitado para NFC.

Para pagar, o cliente aproxima o celular da máquina e as compras são creditadas no cartão. O projeto piloto dessa tecnologia está previsto para o início desse ano e envolverá 100 estabelecimentos.

À parte dos celulares, o banco planeja também adotar uma solução de NFC via cartão. Em São Paulo, cerca de 10 mil clientes, correntistas e não correntistas, receberão um novo cartão para ser usado em pagamento por aproximação.

Os pontos de venda habilitados, em estabelecimentos cadastrados nos bairros de Moema, Brooklin, Jardins e Shoppings Market Place, Plaza Sul, Morumbi, Eldorado e Tamboré serão identificados com um selo com o termo “Encostou pagou-Pagamento por aproximação”.

PROJETO

Iniciado no fim de novembro, o projeto contou com um grupo selecionado de pessoas e empresas para capacitar colaboradores internos e avaliar as percepções e necessidades em relação ao apelo e usabilidade das soluções.  

Durante o projeto-piloto, o principal objetivo foi gerar aprendizado sobre as tecnologias, antes da implantação efetiva das soluções.

“Um de nossos objetivos é antecipar tendências e oferecer o que há de melhor na prestação de serviços para o cliente. Essas novidades vêm ao encontro desse objetivo, pois trarão ainda mais agilidade para as operações e conveniência para os clientes, transformando a relação que têm hoje com os cartões”, afirma Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú Unibanco.