INDÚSTRIA 4.0

GM investe R$ 1,9 bilhão em Joinville

29/10/2019 13:58

Montadora quadruplicou a área e investiu em mais tecnologia na linha de montagem.

GM vai fabricar mais motores em Joinville. Foto: GM.

Tamanho da fonte: -A+A

A GM do Brasil acaba de investir R$ 1,9 bilhão na sua fábrica de motores de Joinville, quadruplicando a área ocupada, além de modernizar a planta. 

Com equipamentos atualizados para o modo de produção da chamada indústria 4.0, a planta terá sua capacidade de produção aumentada de 147 mil para 410 mil motores de combustão interna por ano. 

A nova linha produzirá principalmente motores 1.0 turbo que equipam os modelos da série Onix, que é modelo é líder de vendas absoluto no mercado brasileiro há quatro anos consecutivos.

Entre as inovações, estão estações robotizadas, sistema autônomo de movimentação de materiais, sistema de monitoramento de processo através de câmeras, testes elétricos dos motores, gerenciamento de estoque e programação através de software conectado com a cadeia de suprimentos.

A unidade de Joinville conta agora com 90 robôs operando um sistema integrado. Todas as peças são monitoradas pelo seu número serial.

"Isso significa que podemos realizar o rastreamento de todas as peças de qualquer motor em tempo real, o que garante muito mais qualidade e precisão ao processo de fabricação", comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica. 

A GM já possuía a fábrica de motores em Joinville operando desde 2013, com área passível de expansão. 

Por uma questão estratégica, decidiu-se investir nesta unidade. Fatores como mão de obra qualificada do local pesaram na decisão. Apenas motores de combustão interna serão produzidos. 

A GM fabrica motores e carros elétricos no exterior, mas informou ao Baguete que não tem planos para produzir elétricos no Brasil. 

Na mesma semana em que inaugurou a planta modernizada de Joinville, a GM foi ultrapassada pela Tesla em valor de mercado nos Estados Unidos. 

É a primeira vez na história que uma montadora de carros elétricos assume o posto de número um naquele país. 

* Carlos Martins é idealizador da E-24, a primeira corrida de carros 100% elétrica do Brasil e escreve para o Baguete sobre temas relacionados com indústria automobilística e mobilidade. Confira o blog da E-24. 

Veja também

ELÉTRICO
Fueltech tem acordo de P&D com E-24 Mobility Lab

Objetivo é ampliar a pesquisa e o desenvolvimento em carros elétricos de competição. 

CARROS CONECTADOS
Honda adquire desenvolvedora de apps Drivemode

A Drivemode oferece aplicativo de assistência ao motorista, análises para gerentes de frota e solução com foco em montadoras.

INFRAESTRUTURA
Fiat Chrysler adota servidores Cisco UCS

O projeto possibilitou à empresa trabalar com o conceito de desktop virtual.

TRÈS BIEN
Feevale leva prêmio da Renault

Estudantes da universidade gaúcha foram premiados em Paris por projeto com Twizy.

MERCADO
Carro elétrico no Brasil: tudo ainda é mato

Montadoras ainda querem empurrar motor, mas consumidor já está pronto para elétricos.

TENDÊNCIA
Inovação não é tecnologia!

"A inovação tecnológica é só uma das possibilidades, assim como a disruptiva, que é aquela que muda completamente o que existia antes".

CORRIDA
Stock Car de olho nos híbridos

Como uma das principais provas do circuito automobilístico explica o futuro do carro elétrico no Brasil.

FUTURO
Entenda o que o Porsche Taycan representa

Gigante alemã é a primeira montadora a encarar a Tesla de frente no tema carro elétrico.

FAÍSCA
E-24 agora tem também instituto de inovação

Ideia é alavancar projetos de P&D relacionados com carros elétricos e nova mobilidade.

CARREIRA
ConectCar tem nova head de RH

Nos últimos dois anos, a executiva atuou como gerente de recursos humanos da Elo.

RH
Emprego ou trabalho?

Como estamos posicionando nossa trajetória profissional?