MAS O LUCRO DESPENCOU

Telefônica amplia shares com GVT

29/07/2015 10:00

Amos Genish. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Telefônica divulgou nesta terça-feira os resultados financeiros do segundo trimestre de 2015, os primeiros da companhia contendo os números provenientes da aquisição da GVT, que apontam um crescimento no market share de telefonia fixa e internet cabeada.

A compra da GVT, firmada no final do ano passado por cerca de R$ 22 bilhões, trouxe impulso ao negócio fixo, com a receita atingindo crescimento anual de 3,1% no trimestre e  contabilizando um total de 23,7 milhões de acessos fixos ao final período.

Os acessos de voz ficaram estáveis e totalizaram 14,9 milhões de acessos. Já a banda larga fixa atingiu 7,1 milhões de clientes no segundo trimestre, um crescimento de 5,9% no comparativo anual. A penetração da fibra ótica acelerou, e a base de clientes já atinge 3,6 milhões de acessos, uma evolução de 20,2% sobre o mesmo período no ano passado.

Puxado pela GVT, o negócio de TV por assinatura da Telefônica teve um incremento no número de acessos de 22,3%, chegando a 1,8 milhão de assinantes em junho, com 82 mil adições líquidas no trimestre.

“Estamos trabalhando para integrar e fortalecer nossa oferta de triple play (banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa) em nível nacional, e pretendemos trazer inovações com ofertas quadruple play (móvel com triple play)", adianta Amos Genish, presidente da Telefônica Brasil.

Apesar dos ganhos obtidos com a GVT, a empresa teve no período um lucro líquido de R$ 932,9 milhões, valor 56,4% menor em relação a igual período do ano passado, devido a uma revisão de bases fiscais. A receita operacional líquida atingiu o valor de R$ 10,4 bilhões no segundo trimestre, 5,4% superior à de igual período de 2014.

No segmento móvel, a empresa somou 82,7 milhões de acessos no trimestre, segurando a liderança no market share com 29,3% e um crescimento de 4,2% frente ao segundo trimestre de 2014.

Além disso, a companhia conquistou 44,1% das adições líquidas de pós-pagos, atingindo participação de mercado de 41,7%. Já o parque pré-pago manteve-se praticamente estável.

Com os resultados, Genish afirma que o objetivo da companhia é solidificar a liderança como telco digital integrada no Brasil. Ofertas cross-selling já estão acontecendo junto a clientes GVT e em oito lojas Vivo.

“Já iniciamos a integração de Vivo e GVT, com o desafio de unir o que há de melhor em cada uma, levando a empresa a níveis ainda maiores de excelência, performance e rentabilidade”, afirma o presidente.

Veja também

RESULTADO
Telefônica: lucro cai 12,3% no 1T15

No período, a empresa atingiu 97,2 milhões de acessos, alta de 3,5% em relação ao 1T14.

LEARNING SERVICES
Telefônica de olho na educação

No Brasil há pouco mais de um ano, a TLS oferece pacotes integrados de ensino e treinamento.

EXPANSÃO
Icaro Tech abre unidade nos EUA

O objetivo é alcançar até 2020 o mesmo faturamento do mercado brasileiro, estimado em R$ 35 milhões.

CARREIRA
Rossana sai da Madal Palfinger

Profissional havia assumido o cargo em 2009.

TELECOM
Accenture Strategy: novo diretor executivo

Nos últimos 10 anos, Galesi atuou como sócio da Oliver Wyman.

CARREIRA
Telefônica Vivo define novo comando no Sul

Rodrigues retorna ao estado depois de cinco anos atuando pela Vivo em outras praças como Paraná e Santa Catarina.

APP
Keepr foca álbuns colaborativos

O app foi criado pelo CEO do F.biz e pelo fundador da agência digital Cappuccino.