Plantação de soja. Foto: flickr.com/photos/annettebeatriz/

A Agrária, cooperativa agroindustrial localizada em Guarapuava, no Paraná, fez um upgrade geral na sua TI, por meio de um novo modelo de governança de tecnologia e a implementação de um sistema de gestão da SAP.

O novo modelo foi implementado com consultoria da Atos, com base no modelo de qualidade ISO 9001, ITIL e Cobit 5. Foram introduzidas práticas de gestão de Infraestrutura, projetos, governança e segurança da informação, além de um escritório de gerência de projetos.

O trabalho foi a base para a implantação do ERP da SAP rodando na plataforma Hana pelo ITS Group, parcerio da multinacional alemã sediado em Porto Alegre.

O go live da primeira das três ondas previstas aconteceu em janeiro de 2015, com o escopo relativo as aéreas financeiras, contábil, fiscal , gestão de relacionamento, RH, manutenção, suprimentos e mobilidade.

Na onda em curso está sendo adicionado o escopo relativo à produção, comercial, gestão de estoques e logística. “A implementação é um case da SAP em cooperativas”, afirma Sérgio Valério, um dos sócios da ITS.

A ITS já tem experiências anteriores na área de agronegócio, tendo atendido a Agrogen, uma das empresas referência na criação de frangos no Brasil e a empresa de semenentes Pioneer.

Segundo Alexandre Morais, gerente da divisão de Consultoria na América Latina da Atos, a implementação do modelo de governança antes do início do projeto SAP fez com que a cooperativa tenha uma TI preparada para execução de um projeto de grandes dimensões de maneira paralela à operação diária. 

“Além disso, garantimos maior engajamento da organização no projeto, através da frente de gestão de mudança organizacional, definindo o modelo de comunicação, avaliação de impactos organizacionais e treinamento”, agrega Morais.

A Agrária possui aproximadamente 600 cooperados, 1.100 colaboradores e faturou, em 2014, R$ 2,2 bilhões. As principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho, trigo e cevada.