A Miami Ad School de SP e do Rio são fruto da parceria da escola americana com a ESPM. Foto: Divulgação.

A Miami Ad School-ESPM implantou um sistema de telepresença da Cisco nas salas de aula. O objetivo é evitar o deslocamento dos professores entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A instituição está utilizando uma solução baseada nos dispositivos Cisco TelePresence SX20 Quick Set. Com o dispositivo, qualquer tela plana pode ser configurado em um terminal de telepresença em minutos. 

O projeto foi implementado pela Added, parceira da Cisco especializada em educação e colaboração.

A solução oferece qualidade de vídeo de alta definição em três opções diferentes de câmera, se adaptando a diferentes tamanhos de salas.

Paulo Marsula, diretor de TI da ESPM, explica que era difícil conciliar a excelência acadêmica com a agenda de alguns professores, profissionais com  cargos em agências de propagada ou de design, que trabalham em São Paulo e precisam lecionar no Rio de Janeiro, e vice-versa. 

“Os custos com locomoção e hospedagem, agenda com muitos compromissos, além da rotina cansativa da ponte aérea, exigiram uma solução diferente que não prejudicasse a experiência acadêmica dos alunos e professores”, afirma Paulo Marsula.

A Miami Ad School/ESPM chegou a testar outras soluções de colaboração, mas a iniciativa não se mostrou atraente devido à perda de qualidade de vídeo e voz. 

“O aumento imediato na qualidade da interação entre professores e alunos foi o fator-chave para a escolha da solução Cisco SX20”, afirma Marcos Silva, diretor comercial da Added.

O primeiro teste foi realizado em janeiro de 2015, em salas da ESPM, em São Paulo. O passo seguinte foi levar um dos dispositivos para o Rio e avaliar se a resposta dos docentes. 

A escola tinha dúvidas sobre qualidade da videoconferência na filial carioca da Miami Ad School/ESPM, pois ela não tem disponível um link de internet igual ao de São Paulo. 

“Para a nossa surpresa, a qualidade se manteve excelente. Isso porque o sistema usa apenas 2 Mbps de banda larga durante o processo”, afirma Amadeo H. Magedanz, gerente de infraestrutura de TI da ESPM.

A solução em vídeo full HD da Cisco utiliza duas telas – uma na qual o docente visualiza a sala de aula e outra na qual se visualiza o conteúdo da matéria.

Presente no Brasil desde 2002, a Miami Ad School/ESPM é fruto da parceria da Miami Ad School, localizada nos Estados Unidos, com a ESPM.