A L’Oréal adotou uma tecnologia para gestão dos promotores nos pontos de venda. Foto: Divulgação.

A L’Oréal adotou uma tecnologia para gestão dos promotores nos pontos de venda. O software Agile Promoter, desenvolvido pela Involves Tecnologia, é utilizado há quase um ano na operação brasileira da multinacional francesa focada em beleza. 

O Agile Promoter permite que os promotores comprovem visitas via GPS e foto da fachada, registrem e façam o controle de despesas e quilometragem, e façam um roteiro de visitas otimizado, de modo a diminuir tempo de deslocamento. 

Por meio de uma uma análise do uso e uma pesquisa de satisfação, a L’Oréal constatou uma otimização de 80% no tempo para coletar gastos dos promotores nos pontos de venda.

“Hoje temos uma visibilidade muito maior de todas as ações do campo, sejam nossas ou dos concorrentes, e isso é traduzido em melhores estratégias por nossas equipes de marketing”, conta o gerente de projetos da L’Oréal, Bruno Gross. 

Em setembro, a ferramenta passou a ser utilizada na Divisão de Produtos de Grande Público (DPGP), em um projeto piloto para Rio de Janeiro e São Paulo. Depois, a iniciativa foi expandida para todos os usuários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Cerca de 400 usuários utilizam o Agile Promoter dentro da L’Oréal, que possui no planejamento dobrar esse número em um futuro próximo, com a expansão para as demais áreas de atuação no país. 

A L´Oréal está presente no Brasil desde 1959 e tem um portfólio de 25 marcas. A operação brasileira emprega 3 mil pessoas e inclui duas fábricas (São Paulo e Rio de Janeiro), dois centros de distribuição (Rio de Janeiro), e um Centro de Pesquisa e Inovação, com 100 pesquisadores.

A Involves surgiu em 2008 e tem sede em Florianópolis. Hoje a Involves tem clientes como Nikon, Motorola, Red Bull, Positivo Informática e Cocamar. Em 2015, a empresa já conquistou 19 novos clientes, entre eles a indústria Parati.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou um crescimento de 110,5%, alcançando uma receita de R$ 810 mil no período.