Luiz Carlos Zancanella. Foto: divulgação.

O diretor presidente da porto-alegrense Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, é o criador do projeto da Carteira de Trabalho Eletrônica, que está em processo de avaliação pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com previsão de início de projetos piloto de uso para 2014.

O empresário gaúcho fará parte de uma comissão criada para estudar a implantação da nova carteira, que terá representantes do governo, sindicatos, área tecnológica e outros, e fará reuniões periódicas em Brasília para definir o projeto final do documento.

“O projeto consiste na apresentação da identidade do trabalhador, seu histórico trabalhista e todas as contribuições declaradas em um modelo eletrônico de carteira profissional”, explica Zancanella.

Entre os principais benefícios da novidade ele ressalta a eliminação do papel para governo e empresas e a permanente fiscalização por parte do trabalhador, já que o sistema é online.

Na nova CT, a autenticação das partes envolvidas é feita no sistema por meio de biometria e certificado digital, representando o Registro de Identidade Civil.

Neste modelo, o governo teria seus custos com a CLT restritos ao software do projeto.

A Safeweb possui um software que faz emissão do Certificado de Atributo (recurso homologado no Brasil pelo IPI em dezembro de 2012 que comprova legalmente atribuições profissionais e funcionais) e o encaminha aos órgãos competentes.

Com esta solução, a companhia projeta participar das licitações para implantação da nova carteira de trabalho, previstas para iniciarem em 2014.

Conforme Zancanella, o novo modelo utiliza um certificado reconhecido e lido por sistemas de todos os órgãos envolvidos no processo de contratação de um trabalhador via CLT, o que inclui MTE, organizações arrecadadoras, como CEF (FGTS) e Dataprev (INSS), entre outros.

Isso assegura o cumprimento dos encargos trabalhistas, que podem ser conferidos por empregador, empregado e governo a cada fim de mês, e evita fraudes.

De tecnologias para certificação digital, a Safeweb entende.

A companhia já emitiu mais de 180 mil certificados digitais, cerca de 5% do total já emitido em todo o Brasil, segundo o diretor presidente.

A empresa, que tem 230 colaboradores, também atua em nota fiscal eletrônica, área na qual possui aproximadamente três mil clientes.

Com o novo projeto, a Safeweb prepara-se para ampliar sua participação no setor de governo, no qual hoje atende a prefeituras com solução de NFS-e, o que fica com uma fatia aproximada de 1% da carteira de atendidos da companhia, majoritariamente formada por nomes da iniciativa privada.

Outros projetos que ainda não podem ser revelados estão em tratativas entre a empresa gaúcha e o governo federal, e os trabalhos relativos ao Certificado de Atributo prometem dar gás ao crescimento da companhia gaúcha no segmento público.

“A homologação deste certificado no Brasil abriu um leque de oportunidades para quem faz soluções para esta área.

A comprovação de atributos profissionais e funcionais tem aplicações significativas”, finaliza Zancanella.